Aditamento do Fies é o processo de renovação de contrato do financiamento estudantil que ocorre semestralmente. Todos os estudantes beneficiados devem realizar para garantir a continuidade no programa de financiamento. O aditamento de renovação semestral deve ser feito por meio do portal SisFies, após a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicitar, já a confirmação eletrônica é de responsabilidade do estudante, que deve conferir se as informações de curso e valores da semestralidade lançadas no SisFies estão corretas.

Aditamento simplificado e não simplificado

Existem duas modalidades de aditamento realizadas pelo Fies: o simplificado e o não simplificado. O aditamento simplificado do Fies ocorre quando não existe nenhuma alteração a ser feita nas cláusulas do contrato de financiamento do estudante. Já o aditamento não simplificado do Fies é quando ocorre alguma alteração no contrato do estudante.

Como ocorre o processo de aditamento?

Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino do estudante é quem solicitará a renovação do contrato, após essa solicitação, o sistema de aditamento estará liberado para o estudante que, ainda no período estipulado pelo Fies para aditamento, acesse o site do SisFies e preencha os dados solicitados. Se as informações estiverem corretas, o aditamento é confirmado e o estudante já é sinalizado se o processo é simplificado ou não simplificado. No caso das informações não estiverem corretas, o estudante deve procurar a CPSA da sua instituição para solicitar a correção e o reinício do processo de aditamento.

Para aditamento simplificado o estudante deve comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deve estar devidamente assinada pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Já no caso de aditamento não simplificado, o estudante deve comparecer à CPSA para retirar a DRM devidamente assinada pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Até 2020, após esse procedimento, era preciso comparecer na instituição financeira acompanhado do fiador, ou responsável, agora, essa etapa é realizada de forma virtual pelos bancos, que acessam os sistemas do Fies. Saiba mais.

É importante salientar que se o estudante não realizar o aditamento, bem como cometer falhas durante a sua execução, poderá perder o benefício. Se tiver quaisquer dúvidas relacionadas durante o aditamento, contate a secretaria acadêmica ou financeira da sua faculdade.

Fonte: MEC