No dia dos professores nada melhor que celebrar esse momento com mais conhecimento, aberto para todos os professores e de forma gratuita, os cursos de Licenciatura da Asces-Unita: Educação Física, Pedagogia e História prepararam uma programação especial para o I Simpósio das Licenciaturas que será realizado entre 20 e 21 de outubro de forma 100% online.

Com o tema “100 anos de Paulo Freire: Esperançar Cenários Dialógicos” que visa olhar para “o chão da escola” e a realidade social, histórica e política brasileira, a qual enfrenta várias crises e, diante desses contextos, esperançar diálogos libertadores. Esse pensamento exige sujeitos corajosos e amorosos para não esperar, e animar-se com a humanização e a libertação dos povos.  O evento nos provoca a criar alternativas para superar o momento histórico atual e construir possibilidades para uma escola justa, solidária e humana.

As inscrições estão disponíveis aqui, confira a programação completa abaixo:

21 de outubro de 2021

19h – Abertura – Apresentação dos Brincantes do Agreste

19h15 – Mesa de abertura

Tema: “100 anos de Paulo Freire – esperançar cenários dialógicos”

 

Palestrantes: 

Neide Maria Alves Valones

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco e Mestre em Educação pela UFPE. Foi professora titular e coordenadora do Programa de Educação Comunitária (PROEDUC) da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru.

Rubneuza Leandro de Souza 

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento, pela UNB e em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Fundação Oswaldo Cruz pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e mestra em Educação Contemporânea pela UFPE – Campus Agreste. Membro do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Comitê Pernambucano de Educação do Campo. Tem experiência na área de Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.

 

Mediadora:

Rosineide Maria Gonçalves

Licenciada em História pela Faculdade Integrada da Vitória de Santo Antão, Especialista em Associativismo pela UFRPE e Mestre em Serviço Social pela UFPE. Atualmente é docente e coordenadora do curso de Licenciatura em História da Asces-Unita. É membro da coordenação colegiada do NUGEN,  do LEPPS e dos Comitês Científico e de Ética da Asces-Unita e membro do Fórum Municipal de Educação de Caruaru.

22 de outubro de 2021

19h – Roda de Diálogo

Tema : “Esperançar cenários dialógicos: especificidades da formação docente”

Palestrantes: 

Agostinho da Silva Rosas

Graduado em Educação Física pela UPE, especialista em Educação Física Não Formal pela UFPE. É mestre em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto/PT e doutor em Educação pela UFPB. É ex-presidente do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. Atualmente é professor adjunto da UPE e Membro do Conselho Executivo atuando como representante junto ao Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco.

Maria do Carmo Gonçalo Santos

Pedagoga, especialista em Coordenação Pedagógica, Mestre em Educação pela UFPE e Doutora em Educação pela UFPE (2016). É Membro da equipe do projeto de extensão Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Professora Adjunta na UFPE, Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Yago Felipe Campelo de Lima

Graduado em História pela FAFICA. Mestre em História pela UFCG. Atuou como  professor de História na Fafica, Asces-Unita e Rede Pública Municipal de Educação de Caruaru. Atualmente é docente substituto no Instituto Federal de Minas Gerais.

 

Mediação:

Eliana Wanessa Lima Tabosa

Graduada em Pedagogia pela FAFICA, especialista em Coordenação Pedagógica pela FAFICA. Mestre em Educação pela UFPE na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Possui experiência na Gestão de Escola de Tempo Integral. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Asces-Unita. Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

Roberta de Granville Barboza

Graduada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Mestra em Educação pela UFPE e Doutoranda em Educação Física pela UPE/UFPB. Professora e coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Asces-Unita. Professora da ESEF/UPE. Membro do NUNGEN – Asces-Unita. Membro do Grupo de Pesquisa Ethnós da ESEF/UPE. Foi membro do Fórum Municipal de Educação de Caruaru de 2014 até 2018.

21h30 – Encerramento