Entre os dias 17 e 20 de agosto, será realizado o II Simpósio de História Asces-Unita. Com o tema História Pública e Tecnologia: Novas Arenas, Velhos Combates, o evento tem o objetivo de dar segmento a reflexões sobre o tema da História Pública na perspectiva de contribuir com a promoção de momentos participativos e frutuosos que subsidiem o combate das novas arenas.

Como os avanços tecnológicos têm influenciado diretamente a atuação do profissional que trabalha com a História, a discussão ganha cada vez mais importância, como aponta a organização do evento. “A revolução digital tem impactado a forma como a história é analisada, estudada, ensinada e compartilhada atualmente. Da mesma forma, a maneira como as fontes históricas que documentam fenômenos passados estão sendo produzidas, publicadas, preservadas e acessadas também constitui grandes mudanças”, registra.

Em paralelo ao Simpósio, será realizado o II Encontro de Pesquisadores, que trará a visão científica de pesquisadores da região a partir da temática do evento. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 15 de agosto. Os trabalhos devem ser enviados ao email simposiohistoria@asces.edu.br.

Confira o edital com as regras.

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO

17 DE AGOSTO DE 2021

19h – Mesa de Abertura

19h20 – Conferência de abertura

História Pública e Tecnologia: Novas Arenas, Velhos Combates

Conferencista: Dr. Romero Junior Venâncio Silva

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado Interinstitucional em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião).

Mediador: Ms. José Romildo de Souza Lemos – Professor Asces-Unita

18 DE AGOSTO DE 2021

Minicurso I (Parte I) – 14h às 17h

A história na arena pública: Negacionismos, divulgação científica e ensino

Este minicurso tem por objetivo refletir acerca de alguns dos principais desafios que se apresentam ao campo da história no mundo contemporâneo. Cultura digital, negacionismos e possibilidades de divulgação científica de pesquisas historiográficas com a chamada história pública são elementos do atual contexto que impactam diretamente no trabalho do historiador, gerando desafios e possibilidades que, segundo pensamos, não devem ser ignoradas. Pretendemos ainda abordar a relação entre ensino de história e história pública, discutindo pontos de convergência e diálogos possíveis entre as duas áreas.

Professores responsáveis: Prof.º Ms. Jefferson Abraão do Nascimento e Prof.º Ms. Romildo de Souza Lemos Júnior. Professores Asces-Unita.

Minicurso II (Parte I) – 19h às 22h

Deslocamentos historiográficos: ferramentas tecnológicas para conhecimento da história de povos subalternos

Este minicurso tem por objetivo entender os deslocamentos historiográficos que têm promovido a possibilidade de inclusão histórica de povos e sujeitos silenciados ou invisibilizados por poderosas relações de poder ao longo dos tempos. Ao mesmo tempo, pretende explorar a maneira que as narrativas históricas desses povos estão sendo produzidas, divulgadas e arquivadas por tecnologias digitais que publicizam um conhecimento histórico não necessariamente acadêmico. Dessa forma, esta discussão buscará expor inquietações e possibilidades de pesquisa que se relacionam com a publicação e divulgação de temáticas em História através de mídias sociais como Youtube, Podcasts, Instagram, Twitter, Medium entre outras ferramentas. Os apontamentos a serem feitos ou as novas inquietações do debate, farão parte de uma contribuição social para ampliação da narrativa histórica de grupos excluídos, bem como a difusão de temas necessários no espaço público.

Professores responsáveis: Prof.º Mestrando (UFPB) Júlio Cesar dos Santos Nascimento; Prof.º Ms. Jose Daniel Silva e Prof.º Ms. José Veridiano dos Santos – professores Asces-Unita.

19 DE AGOSTO DE 2021

Minicurso I (Parte II) – 14h às 17h

A história na arena pública: Negacionismos, divulgação científica e ensino

Professores Responsáveis: Prof.º Ms. Jefferson Abraão do Nascimento e Prof.º Ms. Romildo de Souza Lemos Júnior. Professores Asces-Unita.

Minicurso II (Parte II) – 19h às 22h

Professores responsáveis: Prof.º Mestrando (UFPB) Júlio Cesar dos Santos Nascimento; Prof.º Ms. Jose Daniel Silva e Prof.º Ms. José Veridiano dos Santos – Professores Asces Unita.

20 DE AGOSTO DE 2021

14h às 17h – Encontro de Pesquisadores(as)

Apresentação de Trabalhos conforme regras do Edital em anexo

19h30 – Conferência de Encerramento

Usos e Abusos do Passado

Conferencista: Ms. Luiz Augusto Ferreira Miranda

Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professor da Rede Municipal de Caruaru.

Mediador: Ms. José Veridiano dos Santos – Professor Asces Unita

21h30 – Encerramento