O curso de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) estará presente na final de nove categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação/Regional Nordeste 2021 (Expocom Nordeste). Trata-se da maior premiação para produtos de comunicação desenvolvidos por estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) dos nove estados da região.
As produções, desenvolvidas por alunos e egressos do curso (quando ainda eram estudantes), concorrerão em diferentes categorias. Seis foram orientadas pelo professor Diogenes Barbosa: Agência Escola/Júnior de Jornalismo; Produção em Fotojornalismo; Ensaio Fotográfico Artístico; Produção em Jornalismo de Opinião; Charge/Caricatura/Illustração; e Produção Audiovisual para Mídias Digitais. Outras três pela professora Cristina Vila Nova: Livro-reportagem; Programa Laboratorial de Áudio; e Blog.
“Em algumas destas categorias, estamos presentes pela segunda ou terceira vez. É o caso de Fotojornalismo, por exemplo, na qual também fomos finalistas em 2017 e 2018. Isso demonstra a seriedade e a qualidade do trabalho que é desenvolvido pelos professores e, claro, alunos do curso. Estar nestas finais reflete muito disso e é gratificante”, indica o professor Diogenes Barbosa.
A professora Cristina Vila Nova também destaca a importância destas vivências para a formação acadêmica. “Com os nossos alunos participando de eventos regionais e nacionais, surgem mais oportunidades em apresentar para todo o Brasil as produções jornalísticas desenvolvidas no âmbito das nossas realidades locais e regionais. Esses momentos também contribuem para conhecermos outras realidades e trocarmos experiências do fazer jornalístico. Todos(as) crescemos academicamente e profissionalmente com este universo de partilha do conhecimento”, enfatiza.

O PRÊMIO EXPOCOM – Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Prêmio Expocom Nordeste reúne produtos desenvolvidos por estudantes de cursos de Jornalismo de toda a região, sejam elas públicas ou particulares. Costuma acontecer presencialmente, mas, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, será virtual.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 05/08, com transmissão pelas plataformas da Intercom.