Os colaboradores da Asces-Unita já podem realizar candidatura para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA para a gestão 2021/2022, a inscrição será online aqui até o dia 07 de julho.

A eleição, este ano, será no dia 13 de julho de forma online e presencial para que todos possam participar ativamente desse momento. Os candidatos aptos terão o período compreendido entre 08 e 12 de julho para realização da campanha eleitoral, o treinamento para os eleitos está previsto para ocorrer entre 19 e 30 de julho.

O que é a CIPA?

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

De acordo com a Norma Regulamentadora no 5, a formação da CIPA é obrigatória para empresas com mais de 50 funcionários (Quadro I da NR 5). Quando a empresa não se enquadrar nas condições previstas no Quadro I da NR 5, ela deve designar um funcionário como responsável pelo cumprimento dos objetivos daquela NR e para esse responsável deverá promover treinamento anual.

Fonte: APSA