Foi realizado, nesta quinta-feira (27), o encerramento do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em Caruaru, fruto de parceria entre a Apex Brasil e a Asces-Unita. O Núcleo Operacional concluiu o ciclo de qualificações na região após dois anos, preparando empresas para comercializar seus produtos em outros países, ganhando novos horizontes. Ao todo, 165 empresas foram capacitadas, com destaque para os setores de confecção e alimentício.

Participaram do evento online representantes da Apex Brasil, do Núcleo Operacional PEIEX Caruaru, do Inmetro, da AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), além do reitor da Asces-Unita, prof. Paulo Muniz e da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Os empresários qualificados também puderam acompanhar a cerimônia via Youtube.

Um levantamento do Núcleo Operacional do PEIEX em Caruaru destacou que, mesmo com o potencial de contar com setores produtivos como agricultura, confecções, floricultura, avicultura e laticínios, o Agreste praticamente não exporta, com apenas 2,9% da atividade exportadora. Então, há uma demanda reprimida que começou a ser sanada. Em sua fala, a prefeita Raquel Lyra considerou fundamental para a região ações como a do PEIEX. “O terceiro setor é sempre importante para fomentar essas ações e esses resultados mostram a contribuição dos órgãos envolvidos. Vamos estar mais juntos para promover mais inovação e buscar novos mercados para o nosso setor produtivo”, disse.

Confira depoimentos de empresários que tiveram seus negócios transformados:

Além de Caruaru, mais 31 cidades foram atendidas. Segundo o reitor Paulo Muniz, foi uma honra para a Asces colaborar com o desenvolvimento da região a partir desta parceria. “Pode ter sido uma surpresa para muitos Caruaru ser escolhida para receber o PEIEX, mas não para nós, dado o reconhecimento do potencial que a região possui para a atividade econômica. Os números conquistados mostram que muito foi feito e muito ainda pode ser. De nossa parte, foi uma satisfação ter colaborado. Somos uma instituição comunitária, portanto, fizemos nada mais do que cumprir nossa missão institucional”, afirmou.

Para a coordenadora de Qualificação da Apex Brasil, Rita Albuquerque, a credibilidade da Asces-Unita contribuiu para os êxitos alcançados. “É uma alegria para nós termos um parceiro assim, com mais de 60 anos de serviços prestados. Confirmou a certeza que tínhamos do sucesso que seria a partir da qualidade da sua equipe”, destacou.