A pandemia da Covid-19 completa este mês de março um ano de seu início, até aquele momento não haviam muitos dados do que estávamos prestes a encarar, no entanto, era preciso cerrar as portas das salas de aula, essa certeza era a mais difícil e inédita nos mais de 60 anos de fundação da Asces-Unita.

Professores e estudantes começavam mais um semestre letivo, para alguns o último e para muitos o início da realização de uma carreira tão sonhada, porém os formatos de convivência social foram repentinamente alterados, a proximidade física foi substituída por telas e fones de ouvido, com as salas de aula fechadas foi a vez de estudar na sala de casa, no quarto, na cozinha, as famílias nunca sentiram tão de perto o clima universitário, os webinários passaram a ser rotina na vida estudantil.

Sair de casa se tornou missão calculada, tutorial de como lavar as mãos virou pauta, pouco se sabia, mas a Asces-Unita apostou que interromper as aulas, definitivamente, não era uma opção. Então, os desafios não eram poucos reformular 100% do calendário acadêmico para o online, treinar professores, engajar os estudantes e garantir o cumprimento das aulas num cenário nunca visto antes, tem sido uma missão quase impossível, mas cumprida pela instituição.

A Pandemia no meio acadêmico

Não se trata de um problema local, a Covid-19 veio para provocar profundas alterações sociais, a dor irreparável das milhares de famílias atingidas, os amigos que perdemos, a saudade do abraço tão característico da nossa cultura, ainda não é possível de acontecer.

O sentido da fraternidade nunca foi tão urgente como nos últimos 12 meses.

Assim, a Asces-Unita provocou sua equipe técnica para as mudanças que se tornaram inevitáveis, enquanto as aulas online substituíam as presenciais, as nossas salas de aula e laboratórios estavam sendo adaptadas para o “novo normal”.

O uso de máscara passou a ser obrigatório nos ambientes institucionais , o distanciamento físico também, salas cheias de olhos curiosos não eram mais a nossa realidade, por enquanto!

Em 2020 conseguimos formar todas as turmas que estavam prestes a concluir o seu curso, fomos ousados. A garra dos estudantes que sabiam da urgência que o mercado os solicitava foi mola propulsora, o que foi destaque para as centenas de alunos recém formados na área da saúde, por exemplo. Ao todo mais de 700 profissionais venceram o desafio e concluíram a sua graduação em 2020.

Os cuidados e precauções necessários para manter toda essa estrutura tem sido diário, a comissão de Biossegurança já atuante na IES teve na pandemia da Covid-19 o desafio de garantir a segurança de estudantes, funcionários e pacientes. Foram instalados suportes para distribuição de álcool para higienização das mãos, atendimentos para a população passaram a ser agendados para evitar aglomeração nas recepções de clínicas e escritórios, a temperatura é medida em todas as portarias para monitorar os sintomas, cada caso suspeito é encaminhado para o Núcleo de Primeiros Socorros, além claro, das orientações realizadas por especialistas para toda a comunidade em nossas redes sociais.

Os campi receberam sinalização especial para o acolhimento dos estudantes que vieram, inicialmente, para as aulas práticas. Em seguida, os estudantes puderam optar pelas aulas presenciais ou virtuais, tudo planejado para que o limite de pessoas nos ambientes físicos fosse respeitado.

Quanto ao processo seletivo para novos estudantes, também teve um novo formato, as aglomerações foram abolidas da rotina, mas os sonhos continuam em 2021.

Não podemos esquecer do orgulho imenso que nossos egressos tem proporcionado no desempeno na linha de combate ao vírus, são Enfermeiros, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Biomédicos e tantos outros profissionais que fazem a diferença diariamente nos hospitais e clínicas.