No próximo dia 22 de fevereiro, começa um novo ciclo para os estudantes que iniciarão seus cursos na Asces-Unita. Desta vez, será um início diferente, em meio a uma pandemia, mas nada que os impeça de receber o ensino de qualidade tradicionalmente já conhecido em toda a região. Conversamos com a nossa pró-reitora Acadêmica, Marileide Rosa de Oliveira, que nos contou como foram os preparativos para esse start. Confira!

Após passarmos por um ano tão desafiador como foi 2020, com o avanço da pandemia, deve ter sido necessário muito planejamento para ir retomando a normalidade e garantir segurança aos estudantes para o retorno das aulas. Quais foram os passos para essa volta?

O retorno das aulas foi planejado e acompanhado por uma Comissão Interna da ASCES instituída para este fim. Com isso, as medidas adotadas para assegurar as condições sanitárias exigidas foram baseadas nas orientações da Secretaria de Saúde do Estado  e do Município de Caruaru; nas portarias da ANS (Agência Nacional de Saúde)nas Portarias do Ministério da Educação e no Plano de Retorno do Governo do Estado.

Nesta perspectiva, as turmas de cada curso foram subdivididas conforme padrão estabelecido para distanciamento social e capacidade da sala de aula. O estudante pode fazer a opção entre o estudo remoto e presencial, e todas as ações são monitoradas pela nossa Comissão de Biossegurança.

Quais foram os principais desafios enfrentados para que a Asces se adaptasse a esta nova realidade imposta pela necessidade de distanciamento social?

Não nos deixamos paralisar pela pandemia. Foi necessário, em uma semana, reinventar uma nova forma de ensino: aulas remotas, com o uso de metodologias ativas que favorecessem a participação mais efetiva do estudante através da tecnologia.

Foram implantadas plataformas educacionais digitais, e promovemos várias oficinas  de forma contínua e intensa para todos os docentes, treinando-os para o domínio das competências digitais  necessárias para o desenvolvimento das disciplinas.

Toda equipe administrativa foi mobilizada e treinada para atender as necessidades exigidas pelo momento. Cientes das possíveis dificuldades dos estudantes neste momento tão crítico, criamos,  ainda, equipes de suporte técnico para orientação aos alunos no uso das ferramentas digitais e para o atendimento psicológico nas crises de ansiedade e ou outros sintomas na esfera emocional.

Tudo isso exige uma interação muito maior entre instituição, professores e estudantes para seguir o ritmo acadêmico. Quais as principais ações neste sentido?

Muitas lives foram realizadas pelos docentes para fortalecer o relacionamento com os estudantes e para mantê-los em contato com o curso. No final do semestre, houve a formatura de 375 estudantes pertencentes a 11 cursos da instituição. Dentre todas as ações, também foi fundamental o empenho das Coordenações dos cursos  e da Assessoria de Comunicação no contato com os estudantes, mantendo – os informados e participantes nas atividades realizadas.

Qual mensagem você deixa para os novos estudantes que começarão sua jornada universitária no próximo dia 22?

Estamos esperando todos e todas de braços abertos. Preparamo-nos para acolher cada um e cada uma de vocês, proporcionando um ambiente harmonioso e seguro no qual possam se sentir bem e, assim, realizarem seus estudos, sem prejuízo da aprendizagem e da  formação profissional. A Asces neste momento reafirma seu compromisso social e seu zelo e empenho na oferta de uma educação de qualidade.