O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), por meio de sua Reitoria e dos demais membros de sua comunidade acadêmica, lamenta a notícia sobre o anúncio do encerramento das atividades da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), entidade co-irmã e com a qual manteve profícuo relacionamento. É inegável a contribuição da Fafica para o desenvolvimento educacional da região, sobretudo na formação humanística de várias gerações ao longo de sua história de seis décadas, sempre marcada pela busca da excelência acadêmica e pela permanente atenção aos mais vulneráveis.

Somos testemunhas dos esforços das sucessivas gestões da Fafica para a superação das dificuldades conjunturais e estruturais que, permanentemente, ameaçam a atividade educacional. A pandemia da Covid-19, todavia, tornou ainda mais agudas tais dificuldades, a ponto de inviabilizar a continuidade de tradicionais instituições. Infelizmente, como vemos, a situação pandêmica, além de vitimar milhares de pessoas – o que é trágico em si mesmo – também atingiu empresas e organizações, causando, assim, danos irreversíveis para toda a sociedade.

Dentre os muitos esforços, destacamos a implementação, entre meados de 2018 e o final de 2019, do que foi denominado de Polo Agreste de Instituições Comunitárias de Educação Superior, numa parceria para cooperação técnica educacional entre a Fafica, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap-PE). Tal iniciativa gerou inúmeras ações, tais como a promoção de atividades acadêmicas em conjunto, formações de professores, intercâmbio entre pesquisadores, professores e estudantes, bem como a promoção de eventos científicos e culturais.

Desta forma, a Asces-Unita se solidariza com todos os que na condição de estudantes, docentes ou gestores tiveram o privilégio de participar da construção da Fafica.

Asces-Unita

Centro Universitário Tabosa de Almeida