Sempre que tem início um novo semestre, o Núcleo Esportivo da Asces-Unita (NEA) recebe estudantes interessados em participar de alguma modalidade esportiva. Eles se inscrevem e, em seguida, começam os treinamentos. Esse ano, a pandemia alterou essa rotina, com a suspensão temporária das atividades. Somente nos meses de agosto e setembro os treinos foram retomados e, apesar do cenário de incertezas, os atletas da instituição participaram de várias competições no último trimestre.

O professor Wedson Bezerra, coordenador do Núcleo Esportivo, lembra que os estudantes voltaram apreensivos, mas a experiência tem sido enriquecedora. “Fizemos a competição de xadrez para a Federação Pernambucana de Xadrez, inclusive professores da Asces-Unita participaram desse evento. Foi um diferencial para nós fazermos online, algo muito interessante”, explica. O torneio foi realizado em três etapas e contou com a participação de 14 equipes pernambucanas.

Para surpresa do próprio Wedson, que pensou não ser mais possível realizar atividades esportivas esse ano, no começo de outubro aconteceu as Olimpíadas Asces-Unita, com grande representatividade de vários cursos. A competição tem como objetivo revelar talentos esportivos e promover o desporto no universo acadêmico. A maioria dos atletas participantes se qualifica para outras competições em nível estadual e nacional. “Esse ano seria os 10 anos das Olimpíadas, como foi um ano atípico adiamos as comemorações de todas as modalidades individuais e coletivas”, justifica.

A Asces-Unita também está participando dos Jogos Universitários Pernambucanos (JUPs), nas modalidades individuais. “Só agora autorizaram os estágios presenciais e voltamos sem a maioria dos alunos. Apesar disso, estamos com um número significativo de representantes nos JUPS. É muito importante que a gente marque território. Somos a terceira melhor instituição de ensino superior na competição”, opina Wedson.