Daqui a dois anos, quem visitar a sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), não deixará de observar que na galeria de ex-presidentes, em meio a tantos retratos masculinos, estará a figura de uma mulher. Em um século de história da entidade, majoritariamente comandada por homens, Ivania Porto quebrou um paradigma, ao assumir a presidência da associação, a maior do Norte e Nordeste.

Estar à frente de uma instituição de nome tão forte, poderia causar medo. Mas Ivania sempre enfrentou desafios com coragem e até gosta disso. “Essa é uma característica minha, gostar de desafios, porque a gente evolui, aprende. Educar, aprender, é ato de humildade”, reflete. Ivania está feliz e empolgada com o novo desafio e espera inspirar outras mulheres. “Eu quero atrair essas mulheres que são empresárias e que não veem na Acic o lugar delas, para que também assumam esse local”, antecipa. Ela ressalta que nos últimos anos a Acic Mulher ampliou essa participação e o conjunto de posicionamento das mulheres chamou a atenção.

Na presidência da entidade o maior desafio de Ivania será o momento econômico pós-pandemia, estar à frente da interpretação das mudanças e voltar toda a ação em prol do empresariado. Nas 23 câmaras setoriais da Acic, Ivania também pretende estar mais próxima do associado e vai apostar em uma educação sociativista, pois, segundo ela, a vantagem do associativismo é que todos saem ganhando.

Ao olhar com lentes retroativas para um tempo não muito distante, Ivania Porto afirma que a mulher evoluiu socialmente. Sim, Ivania se considera uma mulher empoderada, acredita na capacidade humana, independente do sexo, e enxerga na liberdade econômica um passo importante para essa evolução. Entretanto, não é contrária àquelas que decidem pela vida doméstica, “desde que seja uma opção”.

Mestra em Gestão Pública, Ivania Porto é professora da Asces-Unita e fala com carinho sobre o ofício. Ensinar é tarefa que lhe dá muito orgulho, porque vê na figura do professor alguém que possibilita a transformação do outro. Algo que a entusiasma é a evolução do estudante ao longo da formação e a professora Ivania também se realiza construindo uma mentoria de carreira com alguns dos seus alunos. “A Asces-Unita é um ambiente muito sadio, eu fui muito bem recebida por todos”, reconhece.

Antes de assumir a docência, Ivania passou 22 anos na administração pública, foi presidente do IPSEP e da FUNDAC. Como secretária municipal de Educação esteve à frente de uma pasta importante que incluía, à época, 132 escolas, 32 mil alunos e três mil servidores. O trabalho desenvolvido por ela, com importantes avanços, fez com que topasse outro desafio: o de ser a primeira mulher a disputar a Prefeitura de Caruaru, em 2008. Uma eleição com um cenário difícil para ela. “Eu precisava sair maior do que entrei, perdi eleitoralmente, mas não podia perder politicamente”, argumenta.

Por falar em eleição, Ivania Porto cita que a participação feminina na política tem aumentado. No pleito deste ano, por exemplo, mulheres candidatas a prefeita, vice-prefeitas e vereadoras, estão “mostrando que elas podem”. Depois da eleição de 2008, Ivania encerrou sua vida na administração pública e virou a página. Mudou-se para Recife, cursou o mestrado, trabalhou muito e abriu uma empresa de consultoria estratégica em gestão pública e política. Lá também começou a ensinar em cursos de pós-graduação, até que surgiu a oportunidade de trabalhar na Asces-Unita e voltar para Caruaru. “Sou muito grata à Asces por me dar a oportunidade e por me receber. Estou, além da empresa que tenho, em dois ambientes institucionais que muito me orgulham: a Asces e a Acic, ambas são transformadoras e promovem a cidade e as pessoas”, conclui.