Os cursos da Asces-Unita são reconhecidos por sua excelência por diversos órgãos e, mais recentemente, 18 cursos de graduação receberam a avaliação realizada pelo Jornal Estadão, na pesquisa 5 cursos receberam a nota 4, enquanto os demais receberam a nota 3, o ranking vai de 1 a 5, em Caruaru a Asces-Unita foi a única instituição de ensino superior privada a ter essa qualificação.

Os cursos avaliados com 4 estrelas foram: Administração; Administração Pública; Educação Física (Licenciatura); Farmácia; Fisioterapia. Já os cursos avaliados com 3 estrelas foram: Biomedicina; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física (bacharelado); Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia de Produção; Jornalismo; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Relações Internacionais e Saúde Coletiva.

Um reconhecimento para o constante esforço de professores e estudantes, que mesmo em meio a Pandemia da Covid-19 a continuidade do ensino foi garantida.

Participação das Instituições de Ensino Superior
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.

Cursos avaliados
Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2020, eles precisaram atender aos seguintes critérios:
. Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
. Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2019);
. Ter ao menos uma turma em andamento.

O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica.

A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.

Informações utilizadas
A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos

Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.

Avaliadores
Em 2020 contamos com mais de 9.200 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

Estes docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:
. Para a qualidade do corpo docente
. Para a qualidade do projeto pedagógico
. Para a qualidade da infraestrutura

Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso será encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas.

Se mesmo após essa redistribuição não seja possível colher seis notas, o curso ainda assim será considerado avaliado se conseguir reunir um número mínimo de quatro notas válidas. Abaixo disso, ele será considerado “sem notas”.

Resultado Final
O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2020.

O resultado numérico final de cada curso leva em conta ainda a média numérica que ele obteve no ano anterior, com os seguintes pesos:
. Nota de 2020 – peso 2
. Nota de 2019 – peso 1

Caso o curso não tenha sido avaliado em 2019, o resultado dele é totalmente baseado na nota de 2020.

Por fim, o resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:
. Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas
. menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas
. menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas
. menor que 2,50 – não-estrelado

Ao final da avaliação, portanto, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:
. 5 estrelas (excelente)
. 4 estrelas (muito bom)