A pandemia trouxe impactos em diversos setores. No esporte, a situação não é diferente. No contexto universitário, 2020 tem sido um ano atípico, “o mais difícil que enfrentamos”, na visão do professor Wedson Bezerra, coordenador do Núcleo Esportivo da Asces-Unita. Ele conta que até pensou que os estudantes não teriam mais nenhuma atividade prática esse ano, no entanto, “se virando nos 30”, os atletas estão participando dos Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), nas modalidades individuais.

“Já competimos nas modalidades atletismo e natação. Estamos seguindo todos os protocolos sanitários exigidos. No dia oito, será xadrez. Dia 21, futevôlei e vôlei de praia. E no dia cinco de dezembro, tênis de mesa e badminton”, descreve Wedson, que é também supervisor de estágio obrigatório supervisionado da Asces-Unita. As modalidades FIFA (futebol virtual) e LoL (league of legends) também estão incluídas.

Voltar a competir após meses de isolamento foi como renascer das cinzas, explica Wedson. No início, os estudantes atletas regressaram naturalmente inseguros diante do cenário que estamos vivendo. Os treinos foram retomados entre os meses de agosto e setembro e, em seguida, a Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) abriu inscrições para os Jogos Universitários. “Esse ano a competição ficou mais difícil, porque permitiram que outros estados que não conseguiram fazer suas competições também participem dos jogos”.

Os atletas da Asces-Unita toparam o desafio e a instituição é uma das poucas do interior que está participando dos Jogos Universitários. “É muito importante que a gente marque território”, defende Wedson. E a dedicação tem valido a pena. “Somos os atuais campeões pernambucanos universitários em FIFA e tênis de mesa. E vice-campeões brasileiros de basquete 3×3 nos Jogos Universitários Brasileiros”, comenta, orgulhoso.

Estas conquistas, na visão do coordenador, comprovam a posição da Asces-Unita como referência no esporte universitário em Pernambuco e no Brasil. “Nós somos a terceira melhor instituição de ensino superior nos Jogos Universitários de Pernambuco e sempre temos um representante nos Jogos Universitários Brasileiros, divulgando a marca Asces-Unita em todo o país”, observa.

Recentemente, a instituição foi homenageada pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), pela conquista do vice-campeonato na modalidade basquete 3×3, dos Jogos Universitários Brasileiros, que aconteceram em 2017, em Goiânia (GO), numa competição formada por times de instituições de ensino de todo o país. “É muito gratificante ver uma instituição do interior de Pernambuco levar a competição até o final, com todos os outros estados brasileiros”, declara Wedson.