*Por Natália Rarine

Em tempos de distanciamento social, todos os cuidados são necessários para a manutenção dos serviços públicos, e não foi diferente com a Casa de Justiça e Cidadania Asces-Unita (CJC), que passou a realizar audiências online para dar celeridade às demandas. Os atendimentos virtuais foram iniciados recentemente.

Adrielmo Moura, coordenador da CJC, explica como será o funcionamento da audiência virtual. “Só ocorrerá uma audiência oficial quando for marcado pelo Judiciário, e cada um no seu espaço: o juiz no fórum, o promotor na promotoria e o advogado no EPJ. Se a pessoa não tiver condições de fazer a videoconferência, participa presencialmente junto ao advogado e alguns alunos, sempre respeitando o distanciamento social”, comenta.

A sala de audiência virtual vai ser usada como uma ferramenta de acessibilidade aos mais carentes, que poderão ter acesso às audiências que forem intimados, além de orientações e atendimentos, ampliando as possibilidades de estágio dos alunos do curso de Direito.

Sobre a CJC

Inaugurada no ano passado, a Casa de Justiça e Cidadania Asces-Unita trabalha em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e exerce várias ações de forma gratuita, como atendimentos jurídicos, psicológicos, assistência social, assessoria jurídica e câmera privativa de mediação e conciliação.