Providenciar demandas como balancetes, balanços patrimoniais, escrituração contábil, coleta de informações, são apenas algumas das demandas que fazem parte da rotina de um profissional da contabilidade, que tem o seu dia celebrado nesta terça-feira (22). É considerada uma das profissões mais bem sucedidas no mercado de trabalho, justamente por serem responsáveis pela saúde financeira das organizações. 

De acordo com o Guia das Profissões, é um profissional que trabalha diariamente com números, regras e legislações. Uma dica para se dar bem na área é ter facilidade com matemática financeira e lógica, além de estudar muito para desenvolver visão estratégica de mercado, já que isso vai ser útil para acompanhar as movimentações financeiras da empresa, fazer registros em livros contábeis (escrituração), analisar o fluxo financeiro e identificar o que tem dado lucro ou prejuízo. É um dos profissionais mais procurados em época de crise, pois pode ajudar a encontrar caminhos para a sobrevivência de uma organização.

E em tempos de avanços tecnológicos, com a internet e os softwares dominando algumas áreas, a contabilidade ganha muito com esses recursos. De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Asces-Unita, profª Ana Rosa Gomes Cunha, são ferramentas que só aprimoram o trabalho do profissional da área. “Ela dá todas as ferramentas que precisamos para otimizar nosso tempo. Todo o processo de escrituração, lançamentos, alimentar os sistemas são feitos automaticamente com os sistemas integrados existentes. É sempre importante estar atento para não ficar obsoleto nesse processo e dominar essas ferramentas para utilizar ao nosso favor”, explicou. 

A professora destaca, ainda, como é fundamental para os gestores ter um serviço contábil profissional. “A informação é tudo, e tudo passa pela contabilidade. É a pessoa que mais sabe como a organização está. Todas as informações, registros, dia a dia da saúde financeira. Então, é um investimento. O coração de uma empresa. A posição de staff que nós contadores temos, se bem valorizada, faz um grande diferencial”, frisou.