Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a Asces-Unita realizou na última sexta-feira 28 de agosto de 2020 um “Bate-Papo” On Line sobre o assunto. Ocorreu às 19h, em sala virtual, com a condução das professoras universitárias Sibele Ribeiro e Lucielma Rêgo, com a presença da convidada especial Luciene Miranda, mãe de uma criança com espectro autista. Durante a transmissão, o evento teve a tradução em Libras feita pelo intérprete Lucas Barros.

A realização da atividade foi do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Asces-Unita, setor criado há mais de 5 anos para promover e realizar ações de educação inclusiva, saúde e bem-estar. Segundo a professora Lucielma, a intenção da palestra foi mostrar que as diferenças enriquecem a sociedade, pois, “pessoas especiais não são limitadas, mas têm um potencial de desenvolvimento, aprendizado e enriquecimento enormes”.

“O NACI tem buscado promover ações para garantia do acesso pleno a pessoa com deficiência motora, visual, auditiva, intelectual e de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no convívio acadêmico/institucional”, explica a coordenadora, a profa. Sibele Ribeiro.

Dados do Brasil

De acordo com dados da Comissão Nacional de Classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de dificuldade para ver, ouvir, se movimentar ou com algum tipo de deficiência intelectual. Para se ter uma ideia, se o Brasil tivesse 100 pessoas apenas, aproximadamente 7 deles teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual.

Sobre o NACI

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACI) visa inserir na realidade Acadêmica/institucional a pessoa com deficiência, no que concerne a participação deste em quaisquer atividades ofertadas pela Instituição, de forma a permitir acessibilidade dentro das dependências do Centro Universitário Tabosa de Almeida – Asces Unita. A política de acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência da Asces-Unita é baseada nas orientações legais previstas de ordem federal e auxilia na redução de barreiras estruturais, atitudinais, programáticas, pedagógicas e de comunicações.