Por Natália Rarine*

Outro minicurso que será realizado no I Simpósio de História terá como tema “O Fascismo como Fenômeno Histórico e o Uso Público da Categoria Política de Fascismo”. A atividade, marcada para o dia 27, às 15h, discutirá a temática a partir de uma apresentação do que foi o fascismo como fenômeno histórico pontual e uma colocação sobre a categoria de fascismo e o seu uso. 

O Professor Yago Campelo, um dos preletores, comenta sobre como enxergar o fascismo em discursos políticos “Nem sempre é tão fácil perceber seus novos ecos, visto que o “pós-fascismo” na expressão do historiador italiano Enzo Traverso, surge e ressurge na contemporaneidade com outras roupas e adornos, ele não tem se apresentado mais como a face do mal totalitário, como foi no passado italiano e espanhol, no estilo clássico por exemplo, mas travestido de novos e velhos discursos e representações” afirma.

Já o Professor Dr. Marco Luppi fala sobre as vantagens dos recursos tecnológicos em momentos como o atual”. Já era um meio escolhido entre as instituições, para chegar perto daquelas pessoas que não poderiam fazer o processo de aprendizagem presencial. A pandemia só acelerou o processo para implantar a forma digital, não descarto a importância de ensino fundamental, mas temos que seguir nos adaptando a essa nova era” explica.

Sobre o tema da atividade, ele destaca como ainda é atual “O fascismo não deixa de revelar a própria atualidade e vitalidade, várias vezes por meio de colocações que demonstram a falta de conhecimento histórico ou o desejo de influenciar o debate político”, disse. O  minicurso é aberto a estudantes e especialistas na área e as inscrições podem ser feitas por meio deste link. 

*Com supervisão de Vinícius Gomes*