O conhecimento obtido no curso de Nutrição da Asces-Unita tem feito os estudantes romperem barreiras e estabelecerem parcerias que vão além das paredes do Centro Universitário. A estudante Letícia Barbosa, do 8º período, está contribuindo com o projeto Alimentos do Bem, do Colégio Jesus Salvador, localizado em Caruaru.

Na ocasião, ela explica aos estudantes do maternal ao 5º ano sobre os malefícios de se ter uma alimentação rica em açúcar, gordura e sódio, mostrando possibilidades de trocas saudáveis. As orientações eram feitas presencialmente no ano passado, mas, por conta da pandemia, agora são feitas por meio vídeos disponibilizados no canal do Youtube do colégio, apresentando receitas nutritivas para as crianças consumirem durante o isolamento, já que a obesidade infantil tem aumentado significativamente durante o isolamento social.

O convite surgiu a partir da preocupação do colégio em proporcionar informações para as crianças terem compreensão sobre os nutrientes dos alimentos e, assim, modificarem seus hábitos de forma consciente. De acordo com Letícia, uma vivência profissional que tem sido bastante válida. “A experiência tem sido enriquecedora, me proporcionando desenvolvimento profissional e pessoal. Profissional, em poder unir a teoria vista em sala de aula com a prática e me aperfeiçoar para o mercado de trabalho tradicional. Pessoal, em permitir o aprimoramento de contribuições na minha vida como humanização, empatia e criatividade. Fui convidada mesmo sendo graduanda para atuar com projetos anuais de educação alimentar e nutricional, sendo depositada confiança e credibilidade em mim e na Asces-Unita”, explicou.

Ela acredita que a contribuição dada poderá refletir diretamente na saúde das crianças. “Conhecendo todos os nutrientes, as crianças também transmitem aos pais os conhecimentos que obtém contribuindo com famílias e gerações saudáveis”, frisa.

Esse tipo de iniciativa é motivo de alegria para a coordenadora do curso, Lígia Lima, que vê nessa oportunidade a chance de expandir o conhecimento. A inserção dos graduandos em Nutrição em escolas de ensino fundamental, permite que os mesmos desenvolvam atividades em uma das áreas mais importantes da nutrição que é a Educação Alimentar. Esta é uma área fundamental para a prevenção de doenças (obesidade, diabetes, câncer, etc). O aluno, ao mesmo tempo que se apropria do conhecimento científico, também desenvolve habilidades de comunicação, fundamental para a vida profissional do nutricionista. Ganha o aluno e ganha a sociedade”, afirmou.

Assista a uma das produções do projeto Alimentos do Bem, com a participação de Letícia.