A partir da próxima segunda-feira (13/07), universitários que concluirão seus cursos neste semestre poderão retornar às práticas de estágios voltadas para o término da carga horária obrigatória.

Esta medida está sendo possível após publicação, ontem, do Decreto Nº 49.193 do Governo do Estado de Pernambuco.  Na Asces-Unita, são cerca de 150 estudantes de sete cursos de graduação que estarão aptos ao retorno.

Os coordenadores de cada um destes cursos comunicarão o cronograma de retorno: Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física (Bacharelado), Biomedicina e Serviço Social. “Existe um fluxo de cada curso que organiza o mapa de campos e a distribuição dos alunos. Desta forma os estudantes poderão também se dirigir diretamente aos professores que o acompanha no estágio”, explicou a profa. Maria do Carmo Andrade, coordenadora do Núcleo de Estágio da Asces-Unita.

Outros cursos da Instituição já haviam retomado os estágios de maneira remota, seguindo as orientações legais.

A Asces-Unita já havia anunciado o seu plano de retorno às atividades presenciais, estando preparada para esta nova fase que se inicia. Além do plano, há também protocolos específicos para as clínicas e ambientes de práticas institucionais.

Sobre o Decreto do Governo do Estado

O Decreto Nº 49.193, de 10 de julho de 2020, altera um outro que fora publicado em maio deste ano que trata da sistematização das regras relativas às medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.