O Dia Mundial do Meio Ambiente em 2020 está sendo celebrado em meio a uma pandemia sem precedentes globais. A expansão das infecções e mortes causadas pelo novo Coronavírus está conectada com o meio ambiente e tem trazido impactos gigantescos nos sistemas de saúde, na economia, mas também na natureza.

O envolvimento inicial entre a doença e o meio ambiente se deu já a partir da sua proliferação, causada por animais portadores do vírus que transmitiram para humanos a partir do consumo de suas carnes, segundo apontam os estudos. Outros casos semelhantes já aconteceram através da relação do homem com o meio ambiente, como o ebola, a gripe aviária, a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), o Vírus Nipah, a Febre do Vale Rift, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), a Febre do Nilo Ocidental, o vírus zika e, agora, o Coronavírus. Doenças essas conhecidas como zoonoses.

De acordo com o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), “os fatores determinantes do surgimento delas são as transformações do meio ambiente – geralmente resultado das atividades humanas, que vão desde a alteração no uso da terra até a mudança climática; das mudanças nos hospedeiros animais e humanos aos patógenos em constante evolução para explorar novos hospedeiros”, afirma em publicação.

Por outro lado, a partir do isolamento social executados em diversos países, alguns inclusive com medidas mais rígidas como o lockdown, o planeta teve a oportunidade de respirar mais, e a natureza tenta retomar o seu protagonismo. Menos pessoas e veículos circulando nas ruas, menos fábricas funcionando, mais liberdade para a natureza. Animais se reaproximaram dos centros urbanos; houve uma redução de 17% da emissão de carbono segundo estudos da Nature Climate Change, tornando o céu mais limpo e o ar mais puro; entre outras demonstrações. Essas conexões estão totalmente alinhadas com o tema da campanha deste ano, que é a Biodiversidade.

Para o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Asces-Unita, Deivid Figueiroa, uma escolha muito oportuna para avaliar como esses agentes estão ligados. “A ONU escolheu o dia de hoje para realização e promoção da consciência ambiental em todo planeta, este ano, focando na biodiversidade, destacando como essas vidas contidas na terra se conectam. Nós, do curso de Engenharia Ambiental da Asces-Unita, estamos mais conectados do que nunca e mesmo em meio a pandemia que estamos passando, não podemos esquecer que os cuidados com o meio ambiente não podem entrar em quarentena”, destacou.

Fontes: PNUMA; Nature Climate Change