Os professores do curso de Biomedicina da Asces-Unita e convidados realizaram na última sexta-feira(22) uma criteriosa análise dos artigos publicados recentemente sobre a Covid-19, na ocasião foi esclarecido os fatos relacionados aos artigos que são divulgados e distorcidos em notícias falsas, as fake news. Todos os estudantes inscritos obtiveram certificados de participação com a carga horária de 8 horas-aula.

O evento ocorreu online, através de videoconferência, com a presença de professores que atuam na pesquisa em suas instituições. O evento iniciou com a participação da Dra. Ana Cecília Cavalcanti, que ressaltou a Biologia do Novo Coronavírus ” Essa Pandemia mostra como a relação entre o homem e a natureza é a causadora, em sua maioria, do surgimento de novas doenças, os animais que convivem com tipos específicos de vírus ao entrarem em contato com o ser humano passa a ter uma ação ofensiva ao organismo, causando assim, a infecção. Nesse caso a rapidez na transmissão humana do novo Coronavírus, é o que tem levantado o alerta para a comunidade científica mundial”

O perfil biológico do vírus é comum ao encontrado em espécies de morcegos, que é o hospedeiro natural, no entanto as pessoas se contaminam via hospedeiro intermediário que são os animais exóticos como cobras, pangolins e martas iguarias consumidas por parte da população Chinesa, há fundamento na teoria de que o surgimento do Coronavírus tenha advindo dessa relação de consumo.

O professor Jurandy Magalhães (LACEN-PE) esclareceu sobre o diagnóstico laboratorial da Covid-19, enquanto que o professor Luiz Arthur Calheiros destacou os aspectos hematológicos da Covid-19. Em seguida o professor Djair Lima abordou a questão das políticas públicas no combate ao Novo Coronavírus.

Confira o Webinário na íntegra: