Com a autorização da Anvisa para que as farmácias possam fazer o teste rápido de identificação da Covid-19, muitas discussões já foram estabelecidas sobre a eficácia do procedimento e se esses estabelecimentos têm condições de realiza-lo. Isso porque esse tipo de testagem não tem finalidade comprobatória, sendo, assim, apenas auxiliares no diagnóstico, já que podem conceder resultados falso-negativos no estágio inicial da doença (considerando os sete primeiros dias). Pesquisadores da área têm orientado a população sobre qual a melhor maneira de obter um diagnóstico mais preciso da doença.

Em geral, esse tipo de exame, chamado sorológico, é feito em minutos e usam uma pequena amostra de sangue, buscando os anticorpos que podem combater o vírus. Para o Biomédico e professor da Asces-Unita, Fabrício Andrade, ele deve ser considerado como uma das etapas do diagnóstico. “Caso o resultado seja reagente, a conduta é que seja feito um exame mais específico, neste caso o molecular, para dizer se a reação foi causada pelo Coronavírus ou não”, frisa.

De acordo com a professora do curso de Farmácia da Asces-Unita, Ana Catarina Simonetti Monteiro, o laboratório de análises clínicas permanece sendo a melhor opção. “Recomendo que a população priorize os Laboratórios de Análises Clínicas para a realização do teste confirmatório baseado na Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), tanto pelo fato da técnica ser mais específica, em decorrência da amplificação do material genômico viral, como pelo tipo de amostra que é utilizada, nesses estabelecimentos, como o soro ou plasma, que nos concedem resultados mais fidedignos”, explicou.

Ela destaca, porém, que alguns requisitos devem ser observados para as farmácias e drogarias realizem o teste rápido. “Em casos de não atendimento e/ou não suprimento da demanda vigente, por parte dos laboratórios de Análises Clínicas, a população pode ser atendida pelas Farmácias e Drogarias, desde que as mesmas possuam licença sanitária, autorização de funcionamento, sigam às Boas Práticas Farmacêuticas, e possuam um Profissional Farmacêutico habilitado para a realização dos testes rápidos. Esse farmacêutico habilitado deverá garantir o registro e a rastreabilidade dos resultados, para posterior sinalização às autoridades de saúde, assim como delimitar o fluxo de pessoal nas áreas de espera e de pagamento nas Farmácias, a fim de que aglomerações sejam evitadas”, frisou.