O professor Armando Andrade explicou, durante live realizada nesta quinta (19), vários pontos importantes para o andamento das atividades acadêmicas da Asces-Unita durante o período de isolamento social. Confira os principais deles:

Acesso às plataformas

As principais plataformas utilizadas para o andamento das aulas serão Google Classroom, Moodle e Hangouts Meet. Saiba aqui como proceder caso tenha alguma dificuldade de acesso.

Como ficam as orientações e defesa de TCC?

Para quem estiver no processo de orientação, o acompanhamento será realizado online. É importante entrar em contato com o orientador para combinar a rotina. Para os casos de defesa oral, as bancas estão suspensas, tendo as marcações retomadas quando as atividades presenciais forem retomadas. Ferramentas como o Google Drive podem ajudar a dar continuidade ao processo com acompanhamento compartilhado. Quem precisar fazer defesa oral, serão suspensas.

Comitê Científico

Tudo será feito por email neste período. Se algum material do projeto, ou outra demanda, estão pendentes, é por lá que precisam ser enviados. O Comitê enviará um email institucional com as orientações necessárias.

Calendário das aulas

As disciplinas serão ministradas a partir do Moodle e Classroom. Tudo em relação a conteúdo teórico será emitido por lá. O professor envia o cronograma de aulas e elas serão ofertadas nestas ferramentas. Alguns professores irão disponibilizar vídeos com seus conteúdos, outros marcarão encontros virtuais no Hangouts no horário em que seria a aula presencial, então, o cronograma de aulas será cumprido integralmente.

Calendário das provas

Estamos em um cenário de incertezas, onde há uma suspensão de atividades agendada até o dia 29 de março e, provavelmente, será prorrogado, o que atingiria o processo avaliativo. Em cada aula prevista no cronograma online, o professor irá preparar uma atividade e cada aluno deverá, obrigatoriamente, fazê-la. Caso as atividades presenciais voltem em tempo hábil, essa atividade será computada como parte da nota de uma avaliação que será realizada posteriormente. Se houver a prorrogação do prazo de suspensão, os professores irão transformar essas atividades na avaliação geral.

Estágios externos

É necessário aguardar mais um pouco, pois pode acontecer de o órgão onde o estudante faz o estágio também suspenda as atividades, mas há outros que podem continuar, como os estágios remunerados em empresas. Então, são muitas variáveis que serão analisadas e, em breve, sairá uma diretriz com orientações sobre como proceder.

As férias vão atrasar?

Estamos dando continuidade ao ensino através dos meios virtuais. Atualmente, temos planejamentos que estão sendo feitos para alguns cenários e há possibilidade de que isso não atrase o período de férias. Já para as atividades práticas, ficaremos na incerteza pelo cenário atual e aguardaremos orientações. O importante é que estamos nos esforçando para cumprir o calendário acadêmico sem prejuízo de férias.

Como será registrada a frequência?

No ensino online, a noção de frequência não está relacionada à presença necessariamente. O que importa é que você tenha acesso aos conteúdos e participe através das atividades propostas. A atividade será a forma de garantir que o aluno tenha a presença por meio daquele conteúdo. Todas as aulas terão atividades avaliativas e é a participação nelas que garantirá a frequência.

Consulta e devolução de livros

Já temos disponível o sistema Minha Biblioteca, que disponibiliza diversos títulos para os estudantes. Já é uma diretriz da coordenação pedagógica e de ensino que em toda atividade que for preparada, o professor disponibilize o link da obra no Minha Biblioteca. As atividades serão pautadas por esse sistema e o professor poderá oferecer os PDF’s de obras clássicas e próprias que não façam parte do acervo. O prazo para entrega dos livros físicos também está suspenso, podendo ser feito quando voltar à normalidade.