A Asces-Unita passou a compor, nesta quinta-feira (12), ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Caruaru. A iniciativa é um órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, de composição paritária entre representantes do Poder Público, da comunidade acadêmica e de entidades de categoria econômica, profissional ou empresarial que promovam ou apoiem a ciência, tecnologia e inovação.

Entre os seus objetivos, estão a promoção, fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica no município, constituída por entidades de ensino, pesquisa e prestação de serviços técnicos especializados e por unidades de produção de bens e serviços de elevado conteúdo tecnológico.

Como uma das Instituições de Ensino Superior componentes do conselho, a Asces-Unita contribuirá com as discussões e iniciativas que busquem fomentar o desenvolvimento científico em Caruaru. De acordo com a prefeita Raquel Lyra, o respaldo da atuação da IES ajuda a fortalecer o órgão. “Vamos construir juntos ações para desenvolver o ecossistema de inovação e tecnologia em nossa cidade. A Asces-Unita tem um papel superimportante no desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde, educação, meio ambiente, assistência social e agora junto conosco no conselho”, afirmou.

A formação do colegiado é importante pois garante que as iniciativas por ele decididas sejam executadas em qualquer gestão que estiver à frente da Prefeitura, como explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, André Teixeira Filho. “Toda política municipal voltada para a área será decidida por essas cabeças que fazem parte do conselho, então, independente da gestão as ações serão implantadas no município. Para Caruaru é um fato histórico”, disse.

De acordo com o reitor Paulo Muniz, a união entre as forças contribuirá para um salto do desenvolvimento da inovação no Agreste. “Essa instalação aponta na direção de uma comunidade que se irmana e tem a inovação como uma meta. Caruaru sempre se destacou por seu empreendedorismo e também se destacará em sua inovação, porque associou a capacidade de suas universidades, empreendedores e do governo municipal para podermos pensar, juntos, no desenvolvimento da região”, destacou.