O PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) é uma iniciativa da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem o objetivo de incentivar empresas nacionais a se inserirem no mercado internacional por meio da exportação de seus produtos.

O programa conta com técnicos especialistas que darão todo o suporte de forma gratuita às empresas que aceitarem participar do projeto, que irão receber uma capacitação que possibilitará uma melhor atuação no comércio exterior, tendo que custear apenas as mudanças necessárias para atuação no mercado internacional.

Para isso, a Apex-Brasil busca constituir parcerias com instituições de ensino de excelência, que possuam  especialistas na área de comércio exterior, identificando, então, a ASCES-UNITA, como uma universidade capacitada para atuar na cidade de Caruaru-PE e Região Agreste do estado. A ASCES-UNITA atua há 60 anos na qualificação de profissionais de diversas áreas e também no desenvolvimento da região, por meio de diversas parcerias com outras instituições locais.

Tendo em vista o grande potencial das diversas empresas localizadas no Agreste, a atuação do programa na região poderá impulsionar substancialmente o desenvolvimento econômico local.

NÚCLEO OPERACIONAL CARUARU-PE

 Para que as empresas recebam a qualificação do PEIEX, a Apex-Brasil e a ASCES-UNITA, formalizaram, por meio de um Convênio, a criação do Núcleo Operacional Caruaru-PE, instalado no Campus I da ASCES-UNITA, localizado na Avenida Portugal, 584, Bairro Universitário, Caruaru, PE.

A atuação do Núcleo Operacional Caruaru-PE funciona sob a coordenação da Apex-Brasil na Região do Agreste de Pernambuco e Região Metropolitana de Recife e conta com a seguinte estrutura:

  1. Uma coordenadora;
  2. Um monitor;
  3. Sete técnicos extensionistas (que fazem o trabalho junto às empresas); e
  4. Quatro apoios técnicos (que dão o suporte em atividades internas do núcleo).

ETAPAS DO PEIEX:

  1. Identificação do Potencial Exportador da empresa;
  2. Identificação do nível de prontidão da empresa para exportação;
  3. Aceitação de um Plano de Trabalho orientado à exportação;
  4. Implementação do Plano de Trabalho, individualmente nas empresas;
  5. Conclusão do Plano de Trabalho e entrega do Plano de Exportação da empresa.

O atendimento do PEIEX é feito com base em visitas às empresas que desejam exportar e segue o roteiro:

1ª Visita: tem o objetivo de medir o potencial exportador da empresa;

2ª Visita: ocasião em que o técnico do PEIEX faz um diagnóstico do negócio para identificar o nível de prontidão da empresa para a exportação.

Demais visitas: com base nas informações levantadas, é elaborado um Plano de Trabalho para a empresa que prevê a implantação de requisitos necessários à exportação. Ao final do atendimento, a empresa tem um Plano de Exportação para orientar a sua inserção no comércio internacional.

Com isso, percebe-se que o atendimento no âmbito do PEIEX funciona com três características principais:

  1. Metodologia 100% da Apex-Brasil;
  2. Totalmente gratuito;
  3. Qualificação com equipe especialista em Comércio Exterior.

 Para conhecer mais sobre a Apex-Brasil, visite o site www.apexbrasil.com.br 

 Para solicitar atendimento do PEIEX ou conhecer mais sobre o programa:

Entre em contato com a ASCES-UNITA, no telefone: (81) 2103-2041 ou no e-mail: peiex@asces.edu.br.