Os atletas Igor Alves e Natalia Azevedo, do curso de bacharelado em Educação Física da Asces-Unita participam dos Jogos Universitários Brasileiros, em Salvador – BA. A dupla disputa na categoria E-sports, futebol virtual. O professor Wedson Bezerra, coordenador do Núcleo Esportivo da instituição embarcou para a competição para conferir o suporte aos atletas.

Mais de 2 mil atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal chegaram à cidade de Salvador nesta segunda-feira (21). Eles participarão da 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O evento conta com 2.500 atletas de 199 universidades que participam de 13 modalidades esportivas. Da Bahia, participam 172 atletas de 21 universidades.

Essa é a terceira vez que o estado recebe a competição.  A Bahia estava há 51 anos sem sediar os JUBs.  Adrielly de Sousa é estudante de engenharia civil da Universidade Federal de Goiás e vai competir pela segunda vez na modalidade natação.  “Participar dos JUBs é uma integração muito boa. A gente tem contato com muitas pessoas de todas as universidades do país. Aqui já está sendo maravilhoso. Minha expectativa é poder nadar bem, competir bem e aproveitar muito a cidade porque é muito bonita”, contou a atleta.

Larissa Losleny Pinto é atleta de basquete e essa é a primeira vez que a estudante de Geoprocessamento da Universidade Federal do Pará participa dos JUBs.  “Para mim, tá sendo uma grande oportunidade conhecer outro estado. Oportunidade que eu não poderia ter por meio da minha família e estou tendo pela Universidade e pela CBDU. E é um sonho também estar aqui por uma coisa que eu gosto, que é jogar basquete”, disse Larissa.

A evolução dos JUBs encanta os participantes e aumenta a expectativa para a competição. É o caso de Igor Silva, atleta de judô e estudante de engenharia de produção na Universidade Federal do Amazonas.  “Eu percebo que, a cada ano, o Jubs melhora ainda mais. Isso nos motiva a continuar a treinar em busca medalha”, afirmou Igor.

Os atletas, que estão hospedados em 16 hotéis de Salvador, tem como ponto de encontro, alimentação e lazer o Centro de Controle e Operação (CCO), localizado no Gran Hotel Stella Maris. Os Jogos Universitários, que têm abertura nesta segunda-feira (21), acontecem até o dia 28 de outubro.

Fonte: CBDU