O artigo científico: “The Business Management In The Model Of The Economy Of Communion: Case Study In Brazil” de autoria do Prof. Miguel Melo com os alunos de Engenharia de Produção: Dhebora Fonseca, Eduardo Silva, Jeferson Pereira e Vitória Oliveira é aprovado para publicação no conceituado periódico: IBEROAMERICAN JOURNAL OF INDUSTRIAL ENGINEERING.

O artigo avalia o modelo de gestão de empresas com foco no Economia de Comunhão (EdC). Esse modelo, desenvolvido em 1990 pela fundadora do Movimento Focolare Profª Chiara Lubich consiste em direcionar a gestão das empresas para constituir-se como uma comunidade de pessoas responsáveis ​​e motivadas, focadas na produção de bens e serviços, tendo em vista uma sociedade solidária com possibilidades de trabalho. É evidenciado um tipo de gestão não apenas baseada nos critérios da racionalidade instrumental como efetividade, mas também na racionalidade substantiva, como valores éticos, responsabilidade social, ambiental, moral e humana. Para analisar esse tipo de modelo de gestão foi realizada uma pesquisa com dados de vinte empresas localizadas na região de Caruaru-PE dentro do Programa de Extensão da Asces-Unita: “Modelos Inovadores de Gestão e a Implicação na Qualidade de Vida no Trabalho: Caminho para a Atenuação dos Problemas de Gestão Empresarial através da Comunhão”.

Em relação aos resultados, em geral, percebe-se que as médias alcançadas pelas empresas estão muito próximas do objetivo da pesquisa, ou seja, estão engajadas na perspectiva de implantarem este modelo inovador da Economia de Comunhão no seu planejamento estratégico.

O Centro Universitário Tabosa de Almeida/ Asces-Unita preza por um desenvolvimento acadêmico proveitoso para o discente, incentivando sempre as atividades complementares e Extensão e a produção científica.