Estudantes do curso de Enfermagem da Asces-Unita sob a orientação da professora Wanda Medeiros apresentarão um relato científico durante a 3ª Mostra Científica da Secretaria de Saúde de Caruaru, o evento programado para os dias 10 e 11 de outubro tem como tema a “Saúde como Direito”.

O trabalho foi produzido pelas alunas de Enfermagem Edla Silva, Rayssa Silva e Miriane Silva com participação da professora Wanda Medeiros que coordena o projeto “Envelhecer no Cárcere”,  o brilhantismo das ações desenvolvidas no projeto é, também, devido ao contributo que as estudantes de Enfermagem tem fornecido em parceria com os demais componentes do curso de Direito. “Tem sido gratificante perceber a integração e valiosa troca de saberes, visões e experiências entre eles, pelo que incluo a Profª Valeria Gorayeb como destinatária, parabenizando-a pelo trabalho de humanização desenvolvido no curso e refletido na atuação dessas discentes no projeto.” Destacou a professora Wanda.
O projeto Envelhecer no Cárcere

O projeto acompanha idosos em situação de privação de liberdade através de ações socioeducativas estimulando o debate acerca de cidadania e dos Direitos Humanos, com isso fortalecendo sua habilidade comunicacional e relacional. As ações acontecem na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru-PE.

Com a orientação, é possível compreender a situação de vulnerabilidade natural de uma pessoa idosa agravada pela reclusão.

Pagar por um erro não é sinônimo de exclusão.

O objetivo do projeto é reacender o sentido de cidadania e incentivar a ressocialização, trabalhando com estes idosos as suas perspectivas, em uma realidade com a qual eles estão acostumados.