O Ministério da Educação abriu inscrições para vagas remanescentes da última edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A inscrição deve ser feita no site do Fies, inserindo CPF e data de nascimento para efetuar o cadastro. Somente depois desse cadastro o candidato pode consultar quais cursos e instituições oferecerão vagas remanescentes.

Assim como o processo do Prouni, os prazos são diferentes para os alunos já matriculados em instituições de Ensino Superior. Enquanto para eles a data limite é 29/11, os não matriculados têm só até o dia 11/9 (próxima quarta-feira) para pleitear as vagas.

Para participar, é preciso ter feito alguma edição do Enem de 2010 em diante, ter obtido média superior a 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. O critério socioeconômico é que o candidato comprove renda de até três salários mínimos por pessoa do núcleo familiar.

Depois de efetuar a inscrição, a vaga estará automaticamente reservada para o candidato e ele tem até dois dias úteis para comparecer à instituição com os documentos que comprovem as informações prestadas no processo. Depois de três dias úteis da validação das informações pela faculdade, o candidato tem mais dez dias para comparecer ao banco e efetuar o financiamento.

Cursos prioritários

Até esta sexta-feira (6), só estarão disponíveis para inscrição os cursos de áreas e subáreas prioritárias estipuladas pelo MEC na Portaria MEC nº 952, de 2019. São eles: cursos das áreas da saúde, Engenharias e Ciência da Computação, licenciaturas e Pedagogia.

Fonte: Guia do Estudante