Durante a rotina de preparação para uma corrida de rua, naturalmente a quantidade de exercícios passa a ser mais intensa. Com isso, é necessário seguir uma alimentação equilibrada e saber fazer os alongamentos e aquecimentos adequadamente para evitar possíveis lesões.

O alongamento é comumente utilizado antes de realizar uma corrida buscando evitar qualquer tipo de lesões, mas estudos apontam que não há evidência científica forte que prove a prevenção de lesões após realização de alongamentos antes da corrida. Foi feito um comparativo com corredores que fizeram o alongamento e os que não fizeram, e ambos tiveram a mesma incidência de lesões durante a corrida.

O fisioterapeuta Eurico Liberalino, professor da Asces-Unita, pontuou sobre a importância do aquecimento antes da prática do exercício. “É fundamental que o atleta pratique um aquecimento e é interessante que sempre seja de forma orientada, por um educador físico ou um profissional da fisioterapia, assim como estar em um bom estado nutricional, antes e no dia da corrida, pois não adianta ter um bom bombeamento de sangue se não terão nutrientes suficientes para serem absorvidos” destacou.

Benefícios do aquecimento

O aquecimento é realizado de forma mais dinâmica, servindo para aquecer as estruturas e melhorando a circulação sanguínea, desse modo, provocando o aumento de bombeamento de sangue e consequentemente traz nutrientes e energia para o corpo e os músculos que vão ser utilizados na corrida. E assim, os músculos do corredor terão o combustível e nutrientes suficientes para se regenerar mesmo durante a corrida.

Essas são algumas orientações para quem está se preparando para participar da Meia Maratona Asces-Unita. As inscrições podem ser feitas através do site www.meiamaratona.asces-unita.edu.br.

Continue acompanhando nossos conteúdos! 😀