Foi entregue oficialmente, nesta quarta-feira (19), o primeiro Consultório Farmacêutico Público de Caruaru. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Caruaru e o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). A Unidade funciona no Centro de Saúde Ana Rodrigues (antigo Círculo Operário), localizado no Bairro São Francisco.

Os Consultórios Farmacêuticos têm o objetivo de proporcionar o acompanhamento de pacientes que fazem uso de medicamentos contínuos para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. A rotina desses pacientes em tratamento é acompanhada por farmacêuticos clínicos.

Com isso, Caruaru torna-se pioneira a receber o serviço, pois é o primeiro de forma pública a ser realizado em parceria com uma Instituição de Ensino Superior Comunitária. A contribuição da Asces-Unita se dará por meio de equipamentos de aferição dos parâmetros fisiológicos, além da atuação de farmacêuticos residentes, profissionais orientadores e supervisores.

De acordo com o coordenador do curso de Farmácia, professor Rosiel Santos, a Asces-Unita sai na frente nessa importante parceria. “Isso é um fato pioneiro no Brasil, porque já existem diversos consultórios farmacêuticos privados, mas de forma pública, fazendo todo esse acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com doenças públicas, é uma iniciativa única no Norte e Nordeste e certamente também em caráter nacional”, afirmou.