O III Colóquios de Enfermagem começou nesta terça-feira (14) e segue até a quarta (15), no campus II da Asces-Unita. O evento foi organizado pela liga acadêmica e o diretório estudantil do curso, o público é formado por profissionais e estudantes de enfermagem.

Dentro da programação acontecem minicursos e palestras com vários convidados e egressos de Enfermagem, onde os temas abordados foram vinculados à temática determinada pela Associação Brasileira de Enfermagem, para todas as IES seguirem, o desse ano versa sobre “Os desafios da enfermagem para uma prática com equidade”.

Um dos minicursos apresentados por egressos foi o de “Amamentação sem mitos: A importância de evidências científicas”, onde a ex-aluna Joyci Mota, que concluiu em 2018.1, retornou para contribuir com suas experiências adquiridas na graduação e na residência de obstetrícia no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). “Desde a graduação a Asces-Unita dá várias oportunidades aos alunos, e para mim, poder voltar como ministrante de curso foi uma honra. Conseguir compartilhar a minha prática como profissional é um momento em que estou passando conteúdos para os estudantes, mas também recebendo muito com a troca de saberes, que me deixa mais confiante e fortalecida com o conhecimento” ressaltou.

A coordenadora do curso, Valeria Gorayeb, destacou a relevância de preparar um evento como o do colóquio na instituição e ainda por ser planejado por estudantes. “Tê-los à frente na promoção do evento, pra gente é a essência da Enfermagem, por que a profissão tem esse cuidar do outro, e quando ela vem para dentro da universidade debate as práticas da enfermagem pela visão científica, sem perder o perfil do enfermeiro cuidador. Então colóquios é isso, parar para coloquiar, para dialogar, para trocar experiências dentro do meio acadêmico, somando na formação dos estudantes” pontuou.