O curso de Odontologia da Asces-Unita participou, nesta quinta-feira (28), de uma ação multidisciplinar, na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE), em Caruaru. Na ocasião, a docente do curso, Rossana Leal, apresentou uma palestra voltada para os responsáveis por crianças com microcefalia, e em seguida, os alunos do 8º período realizaram atendimentos com cuidados paliativos para 11 crianças.

A temática abordada no evento foi sobre a Saúde oral, higienização, prevenção e bruxismo. Os estudantes analisaram a saúde oral dos pacientes e quando diagnosticado a necessidade de um tratamento mais específico, as crianças receberam encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Asces-Unita.

Isis Maria, mãe de uma das crianças, considerou a iniciativa fundamental para a saúde dos acompanhados. “Eu achei que foi importante porque como elas são crianças especiais, precisam ser assistidas e o atendimento com os dentistas hoje foi muito relevante, porque a gente já conseguiu um encaminhamento para levar em um especialista que vai poder cuidar melhor do caso”.

A partir de 2016, quando estava terminando o surto do Zika Vírus, a Unidade da UPAE Caruaru disponibilizou uma equipe multidisciplinar de Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Psicólogos para o acompanhamento das pessoas com microcefalia de Caruaru e regiões circunvizinhas, entretanto, nenhuma das unidades oferece o atendimento odontológico.

O evento foi organizado pelo psicólogo da UPAE, Sivanildo Teodoro, que destacou a importância de estabelecer a parceria com a Asces-Unita. “Percebemos a necessidade de algumas questões odontológicas das crianças, como o bruxismo, cáries, então contactamos a Asces-Unita para fazermos esta ação. Todo o mês praticamos o empoderamento dessas mães, para que elas consigam ter um conhecimento melhor de como agir com os filhos, e agora com essa primeira ação junto ao serviço da Asces-Unita queremos firmar posteriores parcerias fixas’’ pontuou. Já a professora Rossana Leal que liderou a atividade destacou,A ação foi desenvolvida com os alunos do 8º período, por que eles estudam disciplinas com conteúdos pré-clínico multidisciplinar, que aborda também o eixo de atendimentos para pessoas com necessidades especiais, e com essa atuação ainda na graduação, eles podem observar a importância do cuidado e atenção com o próximo”.