Foi assinado na manhã desta sexta-feira (29) o convênio para implantação da Casa da Justiça e Cidadania em Caruaru. A cerimônia foi realizada na Reitoria da Asces-Unita e contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, do Poder Executivo Municipal e da Diocese de Caruaru. A Asces-Unita será parceira do Tribunal na reforma dos imóveis que receberão o espaço e no seu próprio funcionamento. Após a assinatura do convênio, as autoridades fizeram uma visita técnica ao espaço.

Estiveram presentes o presidente do TJPE, Des. Adalberto Melo, o coordenador geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NUPEMEC), Des. Erik Simões, a coordenadora setorial das Casas da Justiça e Cidadania, Juíza Wilka Vilela, além de outros magistrados que fizeram parte da comitiva. O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, representou o Poder Executivo Municipal. A cerimônia também contou com a presença do bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió.

Natural de Caruaru e egresso da Asces-Unita, o presidente do TJPE reforçou sua satisfação em trazer o espaço para a Capital do Agreste. “É sempre uma felicidade estar em minha terra natal, principalmente formalizando parcerias que irão trazer benefícios diretos para a comunidade local. Com o convênio de instalação dessa nova Casa, a população de Caruaru terá acesso a serviços diversos, como atividades educativas, orientação jurídica, psicológica e social. Por isso, ficamos muito felizes de estabelecer essa parceria com a Asces-Unita”, destacou.

Para o Reitor Paulo Muniz, o ato mostra o esforço do TJPE em fazer muito além da esfera jurisdicional. “Quando nos foi oferecida a possibilidade de estabelecer uma parceria com o TJPE, muito nos alegrou, porque vinha ao encontro da nossa missão. Ter um Tribunal de Justiça que se ocupa para além da prestação jurisdicional é extremamente importante, por isso, a Casa da Justiça e Cidadania transcende o aspecto da prestação jurisdicional ou da conciliação, para também estar voltado para atendimentos de natureza social”, frisou.

A previsão é que em 60 dias a Casa da Justiça e Cidadania tenha as atividades iniciadas em Caruaru. Lá, também funcionará o Escritório de Práticas Jurídicas da Asces-Unita. O espaço está localizado na Av. Monte Cassino, 792, Bairro Universitário, próximo ao Campus I.