Desde 2009 a Asces-Unita, com o seu viés vanguardista, trouxe para o interior de Pernambuco o primeiro Comitê Científico, que é a organização em colegiado de professores com vasta experiência na área científica, que emitem de forma regular pareceres acerca dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes da instituição.

Um órgão que fornece ao estudante apoio quanto ao seu aperfeiçoamento enquanto iniciante de pesquisas diversas dentro da universidade “A solidez do ensino ofertado pela Asces-Unita é, também, balizado na ênfase que o estudante adquire ao longo de sua formação na pesquisa, através dos diversos programas institucionais que possibilitam ao estudante vivenciar e desenvolver um olhar questionador” avalia a professorA Drª Adrya Peres, que coordena o Comitê Científico.

O órgão avalia atualmente as seguintes especificidades: Trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação, além de trabalhos relacionados a INICIA e grupos de pesquisa. Conta com a participação de professores pareceristas, mestres e doutores dos diversos cursos da Instituição, os quais avaliam e discutem os trabalhos em reuniões mensais, buscando garantir um rigor metodológico na qualidade dos projetos e artigos desenvolvidos na instituição.

Originado com o propósito de avaliar trabalhos da área de saúde, no decorrer dos anos foi

atendendo a demanda dos diversos cursos da Asces-Unita. O órgão avalia cerca de 600 trabalhos anualmente, compreendendo as áreas de saúde, ciências humanas, sociais e engenharias.

Relevância

Com o passar dos anos observamos um crescimento exponencial nas publicações diversas da instituição, consequentes de incentivo institucional a pesquisa e participação ativa de professores orientadores. O comitê científico com seu olhar de potencializar as diversas produções científicas no âmbito da Asces-Unita, vem buscando emitir pareceres com caráter orientador e complementar, com uma visão crítica, científica, atualizada e multidisciplinar, visando a expansão das diversas produções institucionais.

Semestralmente é ofertado cursos diversos relacionados a metodologia científica. E em 2019 será ofertado durante o Férias no Campus um grande curso que compreenderá o

envolvimento dos diversos professores membros do comitê, abordando várias áreas da

metodologia científica, o qual estará aberto a receber a comunidade acadêmica da Asces-Unita e de outras instituições.