O Projeto Águas do Agreste (PAA) completa 11 anos de atividades neste mês de março, com muitas conquistas a comemorar. A iniciativa visa a popularização e difusão do conhecimento e de informações sobre segurança alimentar, nutricional e saúde pública nas mais diversas áreas. Inicialmente, tinha como o alvo as escolas municipais e estaduais do Agreste Pernambucano, porém, vem ganhando amplitude e chegando a cada vez mais pessoas.

Desde o ano passado, por exemplo, o PAA, em parceria com o projeto primeira infância da construtora Viana & Moura, vem adentrando casas de baixa renda para que tenham acesso à mesma informação. E a ampliação também se dá em relação ao perfil dos estudantes que são integrantes e ao tipo de serviço oferecido.

Focado inicialmente na avaliação da qualidade da água, com a entrada de estudantes das mais diversas áreas foi possível chegar a outros macrodeterminantes da interface saúde/doença e expandir sua avaliação e comunicação para as áreas da Fisioterapia, Odontologia, além da Farmácia e Biomedicina.

De acordo com o coordenador do projeto, prof. Agenor Jácome, essa soma ajuda a tornar o projeto cada vez mais eficaz. “Acreditamos, com isso, sermos multiplicadores do conhecimento e, junto com os serviços prestados pela Asces-Unita, oferecemos uma melhor oportunidade de qualidade de vida para a população. Os sentimentos de superação, persistência, surpresa e agradecimento ilustram nossa alegria e nos dá mais ânimo, pois ainda temos muito a fazer ”, frisou.

Com isso, o projeto vem possibilitando a melhoria de vida dos escolares e moradores no aspecto de saúde pública. Ao mesmo tempo, integra os alunos da Asces-Unita com problemas corriqueiros da comunidade, possibilitando a experiência de colocar seus conhecimentos acadêmicos a serviço da população, reforçando seu objetivo principal, que é a formação de profissionais integrados com os problemas da comunidade.