O Grupo de Pesquisa em Saúde e Esportes (GPESE) da Asces-Unita está comemorando os primeiros cinco anos de criação e vem colhendo muitos frutos. Inicialmente criado como Grupo de Estudos em Exercício e Força, o grupo ampliou a sua linha de pesquisa e chegou ao formato atual.

Criado pelos professores Luciano Machado, André Pirauá e Antônio Lima, o GPESE desenvolve um trabalho pautado no modelo pluriversitário, que visa a construção de conhecimentos relevantes articulados com as necessidades da sociedade, aumentando a visibilidade da Asces-Unita perante a comunidade. Busca, também, uma maior valorização da área da saúde, especialmente a Educação Física.

Atualmente, o grupo é liderado pelos professores Luciano Machado (líder) e Humberto Gomes (vice-líder), conta com 28 alunos cadastrados e uma forte equipe multidisciplinar de professores, composto pelos docentes Yumie Okuyama, Breno farah, André Pirauá, Diego Santiago, Wevans Monthier, Eline Mendonça, Samira Lima, Rafaela Niels, Fabrício Andrade e Lígia Lima.

De acordo com o professor Luciano Machado, o apoio recebido e o trabalho em equipe é que tem feito a diferença. “O trabalho desenvolvido só é viável pois temos uma equipe comprometida e o apoio da direção da Asces-Unita, da coordenação de pesquisa e da coordenação do curso de Educação Física, visando a potencialização do Ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, mostrando a força da Asces-Unita na região”, disse.

Confira, a seguir, um balanço dos resultados conquistados pelo GEPSE nos últimos cinco anos:

• 18 artigos publicados em revistas Internacionais e Nacionais;

• 11 iniciações científicas;

• Aprovação de 9 alunos no mestrado;

• Aprovação de 2 alunos no Programa de Residência Multiprofissional;

• Parceria com a UFRPE, através dos professores André Pirauá e Breno Farah;

• Participações em diversos congressos Nacionais e Internacionais. No último congresso, foram mobilizados 46 alunos, sendo apresentados 30 trabalhos no III Simpósio Internacional de Pesquisas em Estilos de Vida e Saúde (Sipes 2018), que foi realizado em Porto de Galinhas, de 6 a 8 de dezembro de 2018;