Somente fazendo a diferença na vida das pessoas é possível permanecer em suas lembranças. E é assim que o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) vem construindo sua história, desde a fundação até hoje, sendo o maior centro universitário comunitário do interior do Norte/Nordeste. Prestes a completar 60 anos em 2019, a Asces-Unita chega diretamente à vida da população por meio de atividades extensionistas e atendimentos à comunidade, dispondo o que há de melhor em sua estrutura física e acadêmica.

Na área das Humanas, alguns projetos já tradicionais têm contribuído com a transformação da sociedade por meio seu caráter social. Um deles é o Adoção Jurídica de Cidadãos Presos que, em 2018, completou 17 anos e tem mudado a vida de muitos reeducandos. O projeto visa despertar nos estudantes e na população a importância da prática penal, propiciando o seu crescimento profissional e pessoal, levando a justiça em prol da sociedade.

Já na área da Saúde, iniciativas como o Projeto Asa Branca de Combate e Prevenção ao Câncer de Boca já salvaram a vida de muitas pessoas. O programa, pioneiro no país, oferece, gratuitamente, exames de prevenção ao câncer de boca a milhares de cidadãos que não possuem acesso a tratamentos dentários e de prevenção a doenças. Durante o período de atuação, mais de 100 mil pessoas já foram atendidas, em uma área de cobertura que abrange todo o Agreste pernambucano.

Na área das Engenharias, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas para mudar, de alguma forma, a realidade local, com soluções práticas e eficientes. No Campus II da Asces-Unita, por exemplo, é possível encontrar uma estação meteorológica e iluminação por meio de energia solar, tudo produzido pelos professores e estudantes. Já entre as pesquisas, destaca-se a que usa uma técnica de conservar água nos reservatórios e açudes. Eles são cobertos por esferas pretas que, segundo a literatura, pode reduzir em até 90% a evaporação gerada pela irradiação solar na água. Uma possibilidade de alento na rotina dos produtores rurais.