O Grupo de Pesquisa em Biofotônica e Materiais Aplicados à Saúde da Asces-Unita publicou um Artigo Científico em parceria com o Departamento de Física da UFPE. O trabalho foi publicado na revista científica Journal of Biophotonics. O título do Artigo Científico foi Optical coherence tomography follow-up of patients treated from periodontal disease (Seguimento tomográfico de coerência óptica de pacientes tratados de doença periodontal).

Os pesquisadores desenvolveram o estudo para beneficiar pacientes com doença periodontal, que atinge os tecidos do suporte dos dentes e é hoje uma das maiores causas de perda dentária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que pelo menos 15% da população mundial vai ter alguma doença crônica, decorrente ou associada de doença periodontal.

Este foi mais um resultado das atividades de integração multidisciplinar entre a Odontologia e a Física, com colaboração interinstitucional. A Asces-Unita contribuiu com a participação de dois professores, Claudia Mota e Leógenes Santiago e dois alunos, atualmente egressos da graduação em Odontologia, kayque Neves e Hugo Oliveira.

A Professora Claudia Mota destacou o processo da construção do Artigo Científico: “Importante ressaltar nesse estudo que a fase experimental (coleta de dados e imagens dos pacientes) foi integralmente realizada na Asces-Unita, inclusive a apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Artigos desse nível são muito difíceis de se publicar, ainda mais com o envolvimento de estudantes de graduação“.

O Comitê de Ética em Pesquisa funciona na Asces-Unita e é interligado ao ministério da saúde. Os trabalhos científicos desenvolvidos pelas instituições de Ensino Superior do Agreste, que não possuem comitê, são submetidos na Asces-Unita.

O Comitê é uma maneira de garantir que sejam feitas pesquisas de qualidade sem gerar danos que comprometam os voluntários envolvidos, sendo em estudo laboratorial ou em estudo clínico.

A professora Claudia Mota ainda destacou a  importância do Comitê dentro do Centro universitário. “O Comitê de ética aqui, facilitou muito no sentido de ganhar tempo nessa parte de pré-execução, que é o planejamento do estudo, a submissão ao comitê para poder colocar em prática o experimento.”

Simpósio de Ética

O Simpósio de Ética em Pesquisa promovido nesta terça-feira(06) na Asces-Unita, aborda o assunto da Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. O evento compõe a programação da XIV Jornada de Iniciação Científica.

As inscrições estão abertas até o dia do evento na tesouraria da Asces-Unita, sob a taxa de R$15,00 (quinze reais), porém os alunos que enviaram trabalhos (oral ou pôster) e foram aprovados para apresentação na jornada não pagarão para assistir o simpósio. Mais detalhes pelo telefone 81. 2103.2090