O segundo período de Jornalismo da Asces-Unita promove, até a próxima sexta-feira (26), a I Mostra Fotográfica Biomas. A exposição é resultado de ações interdisciplinares de Fotojornalismo e Comunicação e Cultura, e está disponível para visitação na biblioteca do Campus I. Compõe, inclusive, a programação da III Semana da Biblioteca.  

 

A mostra reúne imagens produzidas durante aulas práticas realizadas em dois pontos distintos do município de Caruaru. O primeiro deles, a comunidade Riacho Doce, onde pode ser encontrado o bioma “Caatinga”. Mais especificamente em um local onde, em 2013, moradores encontraram fósseis de animais como a preguiça gigante (Eremotherium laurillardi) e o mastodonte (Notiomastodon platensis), além de pinturas rupestres nas laterais de pedras que, possivelmente, serviam como abrigos para os antigos moradores da região.

 

O segundo local visitado, e também registrado, foi o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, popularmente conhecido como Serra dos Cavalos. Uma reserva, com 359 Km², protegida por lei, onde está presente o bioma “Mata Atlântica”.

 

As imagens servem, principalmente, para destacar a diversidade de biomas encontrados no município de Caruaru. Bem como a importância deles para o ecossistema da região. Tanto na atualidade, quanto em outros períodos históricos.

 

 

A I Mostra Fotográfica Biomas é coordenada pelos professores Diogenes Barbosa e Paulo Ricardo de Paiva e Souza. Inclui fotografias produzidas por: Alê Machado, Brendo Hoshington, Emilly Marques, Hítalo Raynnã, Juliene Araújo, Matheus Simão, Yuri Vicente e Leonardo Cícero.