Membros do Comitê de ética da Asces-Unita participaram, nos últimos dias 20 e 21 de setembro, do Treinamento dos Membros de Comitê de Ética (CEP), realizado nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande no Norte e Sergipe, promovido pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

 

Na ocasião, foram abordados temas como: “Tramitação dos Processos dos Comitês de Ética”, “Critérios de Avaliação Ética”, “Resolução 510-Ciências Humanas e Sociais”, “Desafios atuais do Sistema CEP/CONEP”, “Tramitação dos Protocolos na Plataforma Brasil”, além de outros temas discutidos.

 

Os comitês de ética têm caráter multi e transdisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área de saúde, das ciências sociais e humanas e membros da comunidade. O CEP Asces-Unita é uma instância colegiada, constituída pela instituição em respeito às normas da Resolução n° 466 de 12 de dezembro de 2012 e a Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016.

 

Sobre o CEP Asces-Unita

 

O CEP Asces-Unita é pioneiro na região agreste de Pernambuco e foi instituído em 12/09/2003 com o objetivo de resguardar os participantes de pesquisas envolvendo seres humanos quanto aos possíveis riscos envolvidos, bem como verificar os possíveis benefícios das pesquisas desenvolvidas pela Asces-Unita e demais instituições participantes do Sistema CEP/CONEP.

 

Atualmente, o CEP é composto por 17 (dezessete) membros, sendo 15 (quinze) professores da Asces-Unita e 02 (dois) representantes da sociedade vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru.