A Unidade de Saúde Escola Doutor Antônio Vieira – antiga policlínica -, localizada no Bairro do Salgado, implantou a 1º horta fitoterápica de Caruaru em parceria com o curso de Farmácia do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). Composta por nove espécies de mudas, a horta tem como objetivo produzir as mudas e ofertar para a comunidade, sendo prescritas como medicação.

A parceria com o curso de Farmácia acontecerá na orientação com relação à prescrição desses medicamentos e produção de cápsulas. De acordo com a Residente em Enfermagem Luana Mendes, a iniciativa ajudará a população de maneira geral. “A nossa intenção é produzir as mudas e ofertar para a comunidade, prescrevendo como medicação. Por exemplo, hortelã da folha graúda é um expectorante, então, ao invés de o paciente pegar o xarope na farmácia, ele vai pegar a muda e nós vamos ensinar o passo a passo para fazer um xarope”, destaca.

Por serem plantas disponíveis à população, fica mais fácil o acesso para que a comunidade reproduza as mudas em suas casas e deem continuidade ao uso após as instruções passadas pelos futuros farmacêuticos.

Para Vannucia Carvalho, Médica de Família e Comunidade, isso faz toda a diferença. “A farmacoterapia consegue evidenciar e ser aplicada no dia a dia da comunidade, porque são plantas que muitas vezes estão presentes até nas feiras livres. A partir do momento que a gente utiliza do saber popular associado às evidências científicas, traz possibilidade de um tratamento que muitas vezes a gente não precisa usar do farmacológico, da substância manipulada no laboratório”, explica.