A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 8, as 285 instituições de ensino superior (IES) que foram habilitadas a iniciar os projetos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Desde 2012 a Asces-Unita é a única instituição de Caruaru a ter a habilitação, no último edital foram disponibilizadas 24 bolsas para os estudantes de licenciatura em Educação Física. A previsão é que sejam concedidas pouco mais de 45 mil bolsas para alunos de licenciatura dos cursos abrangidos pelos subprojetos.

Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada formativa. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Desde o final de 2008 até fevereiro de 2018, período correspondente às edições anteriores do Pibid, participaram do Programa mais de 206 mil alunos de licenciatura.