Caruaru receberá um evento de renome internacional na área da saúde. Trata-se do II Congresso Nacional da Rede HDC (Health Dialogue Culture), que será realizado no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) entre os dias 23 e 25 de agosto. Voltado para estudantes e profissionais de saúde, o evento traz o tema central: “Diálogo Interdisciplinar na Construção da Saúde Integral”, um assunto que está em grande evidência na área. Esta será a segunda edição realizada no Brasil e a Asces-Unita é parceira da iniciativa.

O Congresso tem o objetivo de partilhar experiências e boas práticas debatendo os vários fatores determinantes da área da saúde que devem ser considerados como estratégicos, levando em consideração não apenas a bioquímica e a genética, mas também aspectos como contexto pessoal e sociocultural, o respeito às complexidades, a relação entre profissionais e gestores de saúde, além da dimensão espiritual.

Pesquisadores e profissionais com atuação de destaque nacional e internacional estão entre os palestrantes, como a geriatra Flávia Caretta, a educadora perinetal Laura Uplinger, a neurologista Maria do Desterro, o microbiologista Bruno Zylbergeld, e a médica paliativista Miriam Riveros. A programação contará com oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas. Estudantes da região poderão apresentar seus trabalhos acadêmicos, onde terão a oportunidade de explanar as experiências locais.

As inscrições podem ser feitas pelo site hdc2018.com.br, onde também é possível conferir toda a programação.

Sobre a Rede HDC

Antes denominada Medicina Diálogo Comunhão, nasceu em 2003 e envolve profissionais da área da saúde de várias disciplinas, proveniências geográficas e culturais. Inspira-se na Espiritualidade da Unidade, do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, em Trento (Itália) em 1943, e na cultura que dela está emergindo, em um diálogo construtivo com a cultura contemporânea, nas diversas áreas do conhecimento.