No dia 27 de maio, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), realiza a 13ª Caminhada pela Vida, em Caruaru (PE). A concentração será em frente à praça da criança, começando a partir das 14h, com atrações musicais e trios elétricos. A Caminhada tem como objetivo obter recursos para construção do bloco cirúrgico e UTI da instituição.

O novo bloco terá 900 metros quadrados, sendo a UTI com 10 leitos, mais um de isolamento. O centro cirúrgico será composto de 6 salas cirúrgicas, com mais uma para infectados. A APEVISA – Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária já aprovou o projeto e o ICIA está em busca de recursos, que estimados, chegam perto de 18 milhões de reais. As construções começam ainda em 2018.

No evento, haverá uma grande mobilização de todos os setores da sociedade em prol da instituição, lembrando à sociedade que, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em  2018. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

A expectativa é que sejam vendidas cerca de três mil camisas para o evento, que terá shows de Rosimar Lemos, Benil, atividades lúdicas, cosplays, pinturas em rosto e personagens infantis. As camisas da Caminhada estão à venda no Marco Zero, na Bodega João Doutor, Colégio Santa Clara, Múcio Calazans, Stand Carvalheira na Fogueira (Shopping Difusora) e na sede do ICIA. O valor da camisa é R$ 20. Faça sua parte, ajude o ICIA a salvar vidas!

A Asces-Unita apoia essa causa e convoca a comunidade acadêmica para se engajar nessa nobre luta.

Fonte: ICIA