O IV Seminário de Relações Internacionais da Asces-Unita acontecerá no período de 08 a 10 de maio, sempre das 14h às 18h, em Caruaru. Esta edição traz como tema os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no link https://goo.gl/YJgShk. O investimento é de R$ 20,00.

A programação será composta por exposição de banners, grupos de trabalhos (GT's), workshop  sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conferências.

A conferência de abertura acontecerá na terça-feira (08/05), às 16h, no auditório do Campus I, com o título "Direitos Humanos: uma trajetória em 70 anos" e será ministrada pelo professor Giuseppe Tosi (UFPB), Doutor em Filosofia pela Universidade de Pádua (Itália) e pós-doutor no Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Firenze, Itália e na Universidade de Camerino.

Destaque também para a conferência de encerramento, na quinta-feira (10/05), às 16h, sobre as “Perspectivas e Desafios dos Direitos Humanos no Brasil”. O professor Jayme Benvenuto (UFPE) conduzirá a exposição. Ele é Doutor em Direito Internacional pela USP e pós-doutor em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Notre Dame nos EUA.

Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.

Os direitos humanos são os direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo (como religião e opinião política). Eles podem ser civis ou políticos, como o direito à vida, à igualdade perante a lei e à liberdade de expressão. Podem também ser econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação e coletivos, como o direito ao desenvolvimento. A garantia dos direitos humanos universais é feita por lei, na forma de tratados e de leis internacionais, por exemplo.