A criatividade vai abraçar Caruaru com atividades no Armazém da Criatividade e na Estação Ferroviária. O Dia Mundial da Criatividade (DMC) acontece no dia 21 de abril e promete ser um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os problemas deste século. Inclusive, em 2017, o Dia Mundial da Criatividade entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de cinquenta países.

Jovens profissionais, empreendedores de diferentes indústrias criativas, pensadores, professores, especialistas em criatividade, se reuniram para trazer o evento para Caruaru pela primeira vez, colocando a Capital do Forró no mapa mundial da criatividade junto com Recife e outras capitais do país.

“A importância do DMC para Caruaru é, principalmente, simbólica: é percebido um momento otimista para a Economia Criativa da cidade nos últimos anos e estarmos entre as 13 cidades brasileiras que comemorarão a data só consolida ainda mais isso. A intenção de colocar o "país de Caruaru" nesta rota criativa é chamar a atenção da população para esta temática e representar nossa criatividade a nível nacional e global. Aliás, o foco para os preparativos do DMC Caruaru está em ressaltar a importância da criatividade e especialmente do aspecto convergente que esse elemento possui para as mais diversas atividades e relações humanas, sejam elas profissionais ou culturais. Tudo foi pensado de maneira muito inclusiva para abarcar não somente as pessoas que já trabalham com Economia Criativa mas também o grande público” diz Milton Oliveira, que encabeça o movimento.

A abertura do evento acontece no Armazém da criatividade com a mesa redonda sobre a “Criatividade que nos une”. Diversos profissionais de várias áreas, inclusive que não são tradicionalmente ligadas à criatividade debatem como utilizam a criatividade nas suas profissões. A mesa terá mediação do Professor Elton Vieira, do IFPE.

Já à tarde, o evento segue para o largo da Estação Ferroviária com oficinas, apresentações artísticas e uma feirinha criativa que reúne de designers a artesãos oferecendo produtos diversos, utilizando os conceitos da economia criativa. “Nossa intenção é abraçar a cidade com várias atrações que divulgam a criatividade e oferecer ao público a concepção de que é possível ser criativo em qualquer área de atuação, seja ela ligada às artes e outras ciências tradicionalmente ligadas à criatividade ou áreas aparentemente mais cartesianas” diz Marcos Tenório, que participa do comitê organizador. Além disso, a professora Elisabeth Santos, da UFPE, propõe um debate na Casa do Cordel sobre “Criatividade, Saberes e Organizações da Cultura Popular em Caruaru-PE” com artistas, designers e pesquisadores. A proposta é fortalecer e empoderar os movimentos culturais e artísticos existentes em Caruaru-PE.

Serão diversas atividades divididas entre palestras, debates, mesas redondas, apresentações culturais, feirinha criativa, intervenções artísticas, oficinas e workshops que farão a criatividade abraçar Caruaru e região durante o feriado. Todas as atividades serão gratuitas, mas é importante se inscrever com antecedência para garantir  vagas, pois elas são limitadas. Todas as inscrições acontecem no site: www.diamundialdacriatividade.com.br.

Serviço:

Dia Mundial da Criatividade

21/04/2018 das 8h às 18h

Armazém da Criatividade e Estação Ferroviária

Mais informações: www.diamundialdacriatividade.com.br

Inscrições grátis no site.

 

Programação Armazém da Criatividade (8h às 12h) 

A criatividade que nos une – Elton Vieira – IFPE (Mediador)

Criatividade para colaborar – Milton Oliveira – Plural

Criatividade na Administração – Fernando Pontual – UPE | Unifavip Wyden

Criatividade nas Relações Internacionais – Renan Assis – ASCES-UNITA

 

Design, Criatividade e Inovação – Marcos Tenório – Kalulu Comunicação (Mediador)

Design e Inovação – Glenda Cabral – UFPE

Processos Criativos em Fotografia – Juliana Leitão – UFPE

Centralizando a criação no usuário: UCD Game – Erton Vieira – Unifavip Wyden

 

Políticas Públicas e Inovação – Ana Suassuna (Mediadora)

Design, Criatividade e Inovação Social – Bárbara Grijp – Noeud (Mediadora)

Políticas Públicas e Criatividade – Ricardo Gonçalves – Gov. do Estado de Pernambuco

Política Pública Caruaruense e Criatividade – Carolina Cabral – Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa da Pref. Municipal de Caruaru (SEDEEC/PMC).

 

Programação Estação Ferroviária (14h às 19h) 

Palestras e Debates – Casa do Cordel

A Literatura de Cordel e suas Contribuições para a Construção da Sociedade – Roberto Celestino – Academia Caruaruense de Literatura de Cordel

Criatividade, Saberes e Organizações da Cultura Popular em Caruaru-PE – Elisabeth C. Santos – UFPE

A palavra como Instrumento Fomentador da Criatividade – Cilene Santos – Academia Caruaruense de Literatura de Cordel

Sessão de curtas – Casa do Cordel – Cine Cuca Livre

 

Apresentações artísticas – Casa do Pife

Aula espetáculo: De mata a dentro – Angoleiros do Sertão

Número de dança: brincando com o corpo – Angoleiros do Sertão

SLAM Caruaru: Competição de Poesia de Rua

 

Oficinas – Galpão

Estamparia Criativa – Mannu Guennes – Phitoplankton

Estamparia com Carimbo – Bárbara Grijp – Noued

Design para ressignificar – Allan Martins – UFPE

Processos Criativos e Produção Fotográfica Jornalística – Diógenes Barbosa – UNITA

 

Coreto

Feirinha Criativa – Grupo de Artistas e designers e empreendedores locais

 

Sobre o dia da Criatividade no Brasil

 A iniciativa de celebrar a importância da criatividade surgiu no início do século 21, quando líderes em diversos países criaram suas datas específicas para incentivar e fomentar o comportamento criativo e inovador como estratégia para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. No Brasil, o Dia Mundial da Criatividade começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster,  idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. Até 2016, as comemorações no Brasil seguiam a mesma data do calendário de Portugal e era celebrada no dia 17 de novembro.

“A criatividade é reconhecida cada vez mais como um ativo estratégico para o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis. Para se ter uma ideia, segundo o Fórum Econômico Mundial, a quarta revolução industrial vai destruir 5 milhões de empregos nos próximos três anos. Ao mesmo tempo, os trabalhos que envolvem imaginação, criatividade e pensamento estratégico sobreviverão, segundo a Universidade de Harvard. Não à toa, pensadores como o educador Sir Ken Robinson chamam a atenção para o atual sistema educacional afirmando que ele mata a criatividade.

Por isso, decidimos desde 2014 que era hora do Brasil celebrar e incentivar a criatividade como matéria-prima essencial para o século 21. Ter o reconhecimento da ONU que estabelece um Dia Mundial da Criatividade, como uma data oficial do calendário internacional é uma conquista e motivo de orgulho para nós, que lutamos por isso há tanto tempo”, afirma o psicólogo e porta-voz do Comitê Organizador do Dia Mundial da Criatividade no Brasil.

Fonte: Kalulu Comunicação