Os alunos do 7º Periodo de Engenharia Ambiental realizaram uma visita técnica ao Vale do Catimbau, interior do estado de Pernambuco neste último sábado, dia 07 de abril de 2018.

Nesta visita, os alunos realizaram medições climatológicas de temperatura, umidade em vários pontos do Parque Nacional do Catimbau, marcados com GPS. Foram coletados também amostras do solo e de rochas. Esta visita proporcionou aos alunos uma vivência em um bioma de Caatinga, que será comparado com os dados coletados em outro bioma do estado, a mata atlântica.

As professoras Luiza Feitosa e Monize Morais promoveram a visita que contemplou assuntos de hidrologia, climatologia, solo e ciências do Ambiente, disciplinas já cursadas pelos alunos.

Parque Nacional do Catimbau

Criado em 13 de dezembro de 2002, o Parque Nacional do Catimbau está localizado no estado de Pernambuco, tendo como objetivo preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.
O parque impressiona por sua grandiosidade, beleza cênica, primitivismo e formações geomorfológicas, que exibem verdadeiras obras de arte, esculpidas por processos erosivos, que originaram formas espetaculares, como chapadões, cânions e pequenas cavernas.
Merecem destaque os sítios arqueológicos com inscrições e pinturas rupestres, estimadas em até 6 mil anos de idade, que constituem uma representação da pré-história dessa região. Constituem uma vitrine de expressões do nosso passado e cultura.
Além do rico patrimônio cultural, a biodiversidade do Catimbau nos presenteia com belíssima vegetação de Caatinga com notáveis espécies endêmicas, especialmente cactáceas e bromeliáceas.
A fauna apresenta-nos habitantes característicos do bioma como raposa, tatu-peba, mocó, galo-de-campina, rolinhas, gaviões e seriemas, além de lagartos de diversas espécies, facilmente avistados sobre as rochas, como o papa-vento.
Várias trilhas, de baixo grau de dificuldade, podem ser percorridas para acesso aos monumentos geomorfológicos e sítios arqueológicos. Existe uma associação de condutores na Vila do Catimbau, porta de entrada do parque, onde também há lojas de artesanato ilustrado com as pinturas rupestres.

Com área total de 62.300 hectares, abrange os municípios de Buíque (PE), Ibimirim (PE), e Tupanatinga (PE).