Pesquisa e aprendizado que rendem frutos. O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) conta com uma estação meteorológica, desenvolvida pelos estudantes de Engenharia Ambiental Wylldrien Farias, Isadora Beltrão e Matheus Torres, sob a orientação do Professor Luiz Santos e participação do engenheiro Gustavo Silva. A estação está disponível no campus II da Instituição.

O equipamento foi desenvolvido nos laboratórios de Engenharia. Implantado em grande parte com materiais recicláveis, ele é responsável pela coleta de informações de temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, identificando se vai ou não chover, e qual a sensação térmica.

A estação meteorológica é alimentada por uma placa solar e bateria, fazendo-a autossustentável. De acordo com o professor Luiz Santos, “em um determinado intervalo de tempo, ela faz a leitura dos sensores, armazena os dados em um cartão de memória e transfere para um banco de dados da nossa IES”.

Esse projeto faz parte do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade do próprio curso, que visa desenvolver equipamentos e novas tecnologias ambientais para a produção científica e a sociedade.