2018 é um ano especial para o projeto de extensão Águas do Agreste. Afinal, neste mês de março são comemorados 10 anos de atuação, com muitos serviços prestados em Caruaru e região. Mais de 500 estudantes já participaram da iniciativa, que visa a popularização e difusão do conhecimento e de informações em segurança alimentar e nutricional em escolas de nível fundamental do Agreste pernambucano.

A atuação do projeto se dá na análise e posterior orientação sobre a água e a merenda consumida em escolas públicas do Agreste,  além disso, também avalia as condições ambientais e higiênico sanitárias dos locais visitados. A ação intersetorial envolve a Asces-Unita, Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

Com a permissão da direção da escola visitada, os estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Engenharia Ambiental, Nutrição e Engenharia de Produção colhem uma amostra de água e/ou alimentos utilizados na merenda escolar para analisar a presença do grupo coliformes e da bactéria Pseudomonasaeruginosa, com o compromisso de manter em sigilo a identidade da escola. Os laudos são entregues durante visita dos alunos, que promovem peças teatrais e distribuem panfletos educativos com esclarecimentos sobre os resultados obtidos, visando orientar e sugerir medidas preventivas e corretivas das contaminações observadas.

Ouça a entrevista com o coordenador do projeto, professor Agenor Jácome, que fala sobre esta década de atuação.